O melhor pedaço da Maçã.

Vulnerabilidade já corrigida permitia invasão de dispositivos Wi-Fi, incluindo os da Apple

Shutterstock.com
Hacker

Mais uma semana, mais uma vulnerabilidade: desta vez, a falha foi descoberta em rádios Wi-Fi da Broadcom e da Cypress Semiconductor, expondo milhões de dispositivos — inclusive os da Apple — a ataques de invasores próximos. As informações são do Ars Technica.

Publicidade

Descoberta por pesquisadores da ESET Research e anunciada nesta semana na conferência de cibersegurança RSA, a vulnerabilidade (batizada de Kr00k) estava no momento em que um dispositivo Wi-Fi desconectava-se de um ponto de acesso. Se o dispositivo em questão ou o emissor (como um roteador) estivesse vulnerável, uma pessoa mal-intencionada na área de alcance da rede poderia invadir a comunicação entre os dois dispositivos, por conta de uma falha na criptografia desses dados.

De acordo com os pesquisadores, a tal falha estava presente em boa parte dos dispositivos de algumas das maiores fabricantes do mundo, como os da Apple (iPhones, iPads e MacBooks), da Amazon (Echos, Kindles), do Google (Nexus), da Samsung (Galaxy), da Xiaomi (Redmi) e da Raspberry (Pi 3), além de afetar roteadores e pontos de acesso de empresas como ASUS e Huawei. No total, mais de 1 bilhão de dispositivos eram vulneráveis ao Kr00k, segundo estimativas dos especialistas.

Felizmente, não é o caso de correr para as colinas: a ESET Research compartilhou seus achados com a Broadcom, a Cypress e as partes interessadas antes da divulgação pública, o que permitiu que as fabricantes corrigissem a falha em pouco tempo. No caso da Apple, a vulnerabilidade foi corrigida no iOS 13.2 e no macOS Catalina 10.15.1, liberados em outubro passado.

Publicidade

Em outras palavras, atualize seus dispositivos agora mesmo, caso ainda não o tenha feito. Segurança sempre!

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição CXVI

Próx. Post

Laurene Powell Jobs doará sua fortuna de US$28 bilhões ainda em vida

Posts Relacionados