Rumores divergem sobre tela de 120Hz nos “iPhones 12 Pro” Vem aí, vem aí com atraso ou não vem aí?

Render do "iPhone 12"

Com quase todos os demais aspectos dos “iPhones 12 Pro” já (possivelmente?) desvendados, a famigerada tela de 120Hz fica sendo o ponto de interrogação dos futuros aparelhos: há alguns meses, o componente era dado como certo nos futuros dispositivos, mas acabou virando dúvida por conta de alguns rumores de problemas na produção.

Publicidade

Agora, duas especulações contrárias chegaram para deixar esse nó ainda mais firme.

A favor

Tudo começou quando, na última sexta-feira, o @iAppleTimes citou a descoberta de um usuário na quinta versão beta do iOS 14: a possibilidade de limitar a taxa de quadros da tela do dispositivo. Essa opção já tinha sido avistada em junho passado, na primeira beta do sistema, e posteriormente sumido; agora ela está aparecendo novamente — o que indica que a Apple continua trabalhando em algo do tipo.

O usuário do Twitter @abjornx notou uma opção de limitar a taxa de quadros a 60Hz no seu iPhone 11 Pro após atualizá-lo para o iOS 14 beta 5. Isso indica que nós poderemos ver uma tela de 120Hz nos modelos do “iPhone 12 Pro” deste ano.

Dois dias depois, o leaker Jon Prosser postou o seguinte tweet:

Não desistam dos 120Hz no “12 Pro”, ainda…

A postagem de Prosser vem de encontro a outro tweet dele, destacado por nós há alguns dias, quando afirmou que o cenário “não estava favorável” para os 120Hz — ou seja, provavelmente ele recebeu alguma informação nesse meio tempo indicando que, no fim das contas, a Apple pode ter encontrado o caminho das pedras para incluir as telas de alta frequência nos seus próximos smartphones topos-de-linha.

Entretanto, uma coisa “parece” certa: com ou sem 120Hz, os “iPhones 12 Pro” não deverão ser do tipo LTPO1. O próprio Prosser afirmou isso em resposta a um seguidor:

Tem certeza disso?

Definitivamente não teremos LTPO. Mas eu sei que eles conseguiram botar uma tecnologia “ProMotion” similar ao do iPad Pro no “12 Pro Max”. Só não sei se ela virá no lançamento. Mas tenho evidências suficientes das minhas fontes para não desistir disso ainda.

A tecnologia, já presente no Apple Watch e nos iPads Pro, permite que os painéis gastem menos bateria e tenham transição mais dinâmica entre os modos de exibição — isto é, possam transitar entre 60Hz e 120Hz “silenciosamente”.

Caso o “iPhone 12 Pro” venha com tela de 120Hz e sem LTPO, portanto, a Apple deverá desenvolver alguma outra forma de fazer essa transição — ou, quem sabe, manter as telas em 120Hz permanentemente, o que representaria um gasto significativo e desnecessário de bateria.

Contra

Quando o caminho parecia aberto novamente para as telas de alta frequência nos próximos iPhones topo-de-linha, entretanto, o analista Ross Young chegou hoje com notícias pouco animadoras:

Tenho informações de que a Apple está conseguindo obter telas “Pro” de 120Hz, mas não drivers de circuitos integrados de 120Hz. Então ou eles terão de criar uma solução, o que é difícil, ou esperar pelos drivers de 120Hz e atrasar o lançamento de forma possivelmente significativa, ou lançar com 60Hz. Estou ouvindo por aí que eles vão lançar com 60Hz.

Segundo Young, as dificuldades enfrentadas pela Apple têm a ver principalmente com o fato de que a tela de 120Hz não estava no planejamento inicial da empresa para os aparelhos — certamente (e isso é apenas uma especulação minha) a Maçã se viu “obrigada” a trabalhar no recurso quando percebeu que ele seria incluído em todos os smartphones topos-de-linha do ano na concorrência.

O analista notou ainda que é cedo para afirmar com certeza que os 120Hz serão descartados — Young lembrou que a Apple, quando quer, “pode mover montanhas” e ainda está fazendo testes internos com a tecnologia.

Publicidade

E aí, quais são as vossas apostas?

via Apple World Today

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…