A Apple liberou hoje uma atualização para o Final Cut Pro X (versão 10.4.9) com novos recursos projetados para aprimorar o fluxo de trabalho remoto e acelerar a edição.
Fluxos de trabalho de proxy
Segundo a empresa, as melhorias na criação e no gerenciamento de mídia proxy fornecem portabilidade e desempenho ao trabalhar com grandes formatos de resolução ou ao colaborar remotamente. Pela primeira vez, editores podem criar proxies em ProRes Proxy ou H.264 que equivalem a 12,5% do original. Também é possível consolidar mídia proxy, imagens e áudio para um drive externo — inclusive conectado à rede.
A biblioteca também pode ser vinculada a proxies já criados para uma maior flexibilidade. Editores agora podem criar links para mídia proxy gerados por aplicativos de terceiros via XML como Frame.io (plataforma de colaboração criativa baseada em nuvem para revisão e aprovação), além de ferramentas de gerenciamento de ativos como Keyflow Pro e PostLab.
Formatos para mídias sociais
Outra boa novidade são as novas ferramentas de mídia social, as quais automatizam o corte de vídeo em tamanhos quadrados, verticais e outros personalizados para plataformas populares.
Usando aprendizado de máquina, os clipes em um projeto agora podem ser analisados automaticamente quanto ao movimento dominante e cortados de forma inteligente com o Smart Conform para convertê-los em vídeo quadrado, vertical ou de qualquer outro tamanho — perfeito para plataformas como Instagram, Snapchat e Twitter.
O Transform Overscan revela a mídia fora dos limites do corte ao ajustar escala, rotação e posição. Também é possível adicionar uma Custom Overlay, a fim de ajudar na hora de colocar textos e gráficos em um frame que não seja horizontal.
Fluxo de trabalho
Falando de fluxo de trabalho, as configurações de câmera ProRes RAW, como ISO, temperatura de cor e deslocamento de exposição, agora são expostas no Inspector. Editores também podem aplicar crossfades de áudio em clipes adjacentes de forma simples, usar um novo menu contextual para fechar um projeto ou limpar o histórico da linha de tempo, e classificar clipes e projetos na visualização em lista de acordo com a última data em que cada arquivo foi modificado.
A nova versão do Final Cut Pro X apresenta também melhorias significativas de desempenho com novos plugins em Metal para RED RAW e para Canon Cinema RAW Light. A transcodificação de vídeo 8K RED RAW para ProRes 422 está até 2x mais rápida no Mac Pro e até 3x mais rápida no MacBook Pro.
Pela primeira vez, editores podem reproduzir e editar no formato 8K Canon Cinema RAW Light. Ao trabalhar com vídeo 360º, é possível estabilizá-lo-o rapidamente e visualizar a filmagem no visualizador de 360º com fluxos separados para cada visão, além de começar a trabalhar imediatamente com conteúdo remoto durante o download em segundo plano de aplicativos de gerenciamento de ativos na web, como a extensão de fluxo de trabalho Frame.io.
Motion e Compressor
Por fim, os apps companheiros do Final Cut Pro X também ganharam novidades.
O Motion agora oferece uma nova gama de possibilidades para a criação de efeitos e gráficos, com importação de modelos 3D de terceiros ou possibilidade de escolher tudo de uma biblioteca integrada de modelos 3D no formato USDZ para uso em títulos, geradores, efeitos e transições. O novo Stroke Filter descreve automaticamente um objeto ou elemento de texto usando seu canal alfa.
Já o Compressor tem agora suporte a efeitos LUT personalizados, capacidade de usar LUTs de câmera para converter imagens codificadas em SDR ou HDR e outros aprimoramentos.
As atualizações já estão disponíveis na Mac App Store e são gratuitas para quem já possuía os softwares anteriormente. 😉