Não parece, mas lá se vai quase um ano desde que falamos aqui sobre a Base Station Pro, base carregadora da Nomad que chegaria onde a Apple não conseguiu chegar — ou seja, construir um acessório capaz de recarregar múltiplos dispositivos livremente em sua superfície, como o AirPower um dia prometeu.
Pois agora, enfim, ela já está entre nós. Ou quase: a Nomad finalmente colocou a Base Station Pro em fase de pré-venda no seu site oficial.
Para quem perdeu toda a explicação técnica da coisa, a base carregadora usa a tecnologia FreePower, de uma startup chamada Aira, para permitir o seu funcionamento. A coisa toda se parece com a engenharia (falha) do AirPower, com bobinas extremamente finas que se sobrepõem numa placa de circuito para permitir que os aparelhos sejam carregados livremente, sem um posicionamento específico.
Naturalmente, a Base Station Pro não traz alguns dos diferenciais que o AirPower traria se existisse: para início de conversa, ela não é capaz de fornecer energia ao Apple Watch, já que o relógio tem um sistema proprietário de carregamento (ainda use o padrão Qi). Além disso, os iPhones posicionados no acessório não exibirão o nível de recarga dos demais dispositivos carregando ao mesmo tempo.
De qualquer forma, a criação da Nomad/Aira funciona: reviews publicados nos últimos dias, como o do iMore, indicam que a base cumpre sua promessa de posicionamento livre na superfície, falhando apenas quando o usuário coloca um dispositivo menor (como o estojo dos AirPods) muito na ponta do carregador. É possível recarregar até três aparelhos simultaneamente.
A Base Station Pro, que tem acabamento em couro e alumínio, traz uma porta USB-C e um adaptador de tomada — não há, aqui, portas USB adicionais para carregar aparelhos com fio. O acessório custa salgados US$230 e as primeiras unidades começarão a ser despachadas no fim de setembro.
Quem vai?