O melhor pedaço da Maçã.

Midori: sucessor do Windows deve chegar em 2013

Surgiram nesta semana as primeiras informações sobre a próxima geração do sistema operacional da Microsoft (não, não falo do Mojave), que deverá finalmente abandonar todo o histórico de código que compõe o Windows — à la Singularity — e resolver os seus problemas de compatibilidade, performance e segurança acumulados durante todos esses anos.

Publicidade

De acordo com o SDTimes, a gigante de Redmond trabalha num projeto chamado, até então, de Midori. Ele seria desenvolvido para as plataformas x86-, x64-, ARM, hypervisors Windows Hyper-V ou até mesmo hospedado via um processo do Windows. Acredita-se que o Midori esteja em fase conceitual, por enquanto, mas num estágio já mais sério do que simplesmente uma idéia jogada numa sessão de brainstorming da Microsoft Research.

A necessidade de uma reformulação é vista como algo imprescindível diante do cenário em que encontra-se a computação moderna. Aos poucos, usuários espalham e compartilham seus trabalhos entre aparelhos locais e remotos e, enquanto isso, a internet continua em crescimento acelerado, proporcionando uma presença cada vez mais pública e onipresente por parte dos seus usuários.

Publicidade

Tudo indica que o foco da Microsoft com o Midori será o mesmo conceito já explorado pela Apple no MobileMe — entre diversos outros serviços de muitas outras empresas, é claro — chamado cloud computing, onde aplicativos, documentos e serviços são hospedados e acessados numa “nuvem” virtual. Uma tecnologia intitulada Asynchronous Promise Architecture ficará responsável por possibilitar o trabalho com aplicativos através de múltiplas estações.

Pode-se dizer que Midori seja hoje visto como uma resposta ao Mac OS X 10.6 Snow Leopard, previsto para chegar ao mercado em meados de 2009. Porém, as primeiras especulações referentes ao Midori dizem que ele só deverá chegar ao mercado em 2013, principalmente pela grande reformulação de GUI prevista e a impossibilidade dele se tornar realidade já no Windows 7 — este sim, um sucessor do Vista e bastante apoiado no seu atual código-fonte.

Publicidade

Fazendo rápidas contas/previsões:

AnoAppleMicrosoft
2009Mac OS X 10.6 Snow Leopard
2010Microsoft Windows 7
2011Mac OS X 10.7? Lion?
2012
2013Mac OS XI? Mac OS 11?Microsoft Midori

Não leve a tabela acima a sério, por favor. Trata-se de pura especulação.

Com quem ele brigará, mesmo? 😉

Publicidade

começa a se falar, inclusive, no Windows Mobile 8, que poderá ser baseado no próprio Midori, ao contrário do Windows CE, como ocorreu com seus predecessores — e com o próprio Windows Mobile 7, já em desenvolvimento.

[Dica do Douglas Pacheco e do Emanuel Barbosa, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Samsung cria excelente viral para o Instinct

Próx. Post

Desenvolvedores já estão “fazendo pequenas fortunas” na App Store

Posts Relacionados