O melhor pedaço da Maçã.

Após denúncias, Coreia do Sul também investigará taxas da App Store (e do Google Play)

Washington Post
Ícone da App Store

Na semana passada, comentamos que várias startups na Coreia do Sul reclamaram das políticas de compras internas nas lojas de aplicativos da Apple e do Google — seguindo um grande fuzuê envolvendo as gigantes da tecnologia e a Epic Games.

Publicidade

Agora, o The Korea Herald confirmou que o Ministério de Ciência e ICT da Coreia e o Instituto de Promoção de Tecnologia da Informação e Comunicação iniciarão uma investigação para averiguar as “comissões excessivas” das duas empresas.

Eles pretendem examinar, além das taxas da App Store/do Google Play, se os sistemas de pagamento dessas lojas violam leis coreanas que proíbem “operadoras de serviços de tecnologia de obstruir a escolha de serviços pelos usuários”.

[O ministério] monitorará cuidadosamente e preparará políticas que possam lidar com a crescente influência dos fornecedores de plataformas digitais. O ministério também fará a mediação entre desenvolvedores e as operadoras [das lojas de apps] para garantir os direitos de todos.

Na reclamação, apresentada por uma aliança de desenvolvedores de aplicativos e pequenas empresas, as gigantes também são acusadas de “usar sua imensa participação de mercado para dar aos desenvolvedores outra escolha a não ser se submeter a altas taxas de comissão”.

Publicidade

Eles explicaram, ainda, que a Apple tem forçado desenvolvedores a usar seu sistema específico de compra interna em aplicativos desde 2011, por meio do qual, como sabemos, a Apple recebe 30% do valor da compra ou assinatura.

Já o Google exige que os desenvolvedores usem seu próprio método de compra no aplicativo, mas também adiciona uma taxa de 30% — apenas para jogos. A empresa, porém, planeja expandir a cobrança para webtoons, streaming de música e ebooks no país.

Vale lembrar que, ainda nesta semana, a Apple apresentou uma proposta de investimento multimilionária na Coreia do Sul para contornar os problemas de anticompetitividade comprovadamente realizados no país.

Publicidade

Mais uma batata quente na mãos das gigantes da tecnologia…

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Logitech G lança nova linha coloridíssima de acessórios para jogos

Próx. Post

Facebook simplifica as Salas do Messenger e apresenta planos de fundo personalizados

Posts Relacionados