O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Epic mantém pé firme, e nova temporada de Fortnite não chegará ao iOS ou macOS [atualizado: adeus, multiplataforma]

Um movimento esperado, porém ousado da desenvolvedora
Nova temporada de Fortnite com personagens da Marvel

E já temos o mais novo capítulo da batalha entre a Apple e a Epic Games. Hoje, a desenvolvedora anunciou que a próxima temporada de Fortnite não chegará aos iPhones, iPads e Macs do mundo por conta do bloqueio da Apple sobre o jogo — um movimento já esperado, mas ainda assim… digamos, ousado.

Publicidade

Mais precisamente, a Epic atualizou hoje a sua página de perguntas frequentes com o seguinte aviso:

A Apple bloqueou as atualizações e novos downloads de Fortnite na App Store, e disse que acabará com a nossa capacidade de desenvolver o jogo em seus dispositivos. Como resultado, a atualização Chapter 2 – Season 4 (v14.00) de Fortnite não será lançada para iOS ou macOS no dia 27 de agosto.

Se você ainda quiser jogar Fortnite no Android, pode acessar a sua versão mais recente no aplicativo Epic Games para Android ou na Samsung Galaxy Store.

Para quem não tem muita familiaridade com o mundo dos jogos, as temporadas de Fortnite representam uma espécie de grande evento para os jogadores — a estreia dessas atualizações sempre conta com um número ainda maior de jogadores diários e rende milhões de downloads (e compras) extras na conta da Epic. A quarta temporada, que estreará amanhã, trará um crossover com personagens da Marvel.

Ou seja: concordando ou não com o posicionamento e as estratégias da Epic, é inegável que a desenvolvedora não está para brincadeira. Ela tem muito mais a perder do que a Apple mantendo o pé firme neste momento — afinal, seria possível simplesmente ceder às exigências da Maçã, tirar o sistema de pagamento próprio de Fortnite, ver o jogo de volta à App Store imediatamente e ainda assim seguir com o processo contra a gigante de Cupertino.

Publicidade

Não é assim que a desenvolvedora está jogando, entretanto — neste momento, a Epic preferiu deixar parte dos 250 milhões de usuários de Fortnite a ver navios para fortalecer sua narrativa pública. Se a estratégia dará certo ou não, teremos de aguardar para ver.

Atualização 26/08/2020 às 17:10

Ao The Verge, a Epic confirmou uma hipótese que já era previsível desde o anúncio da nova temporada: a partir da próxima atualização de Fortnite, o jogo deixará de ser multiplataforma — essencialmente, ele se “partirá” em duas versões que não se comunicam, uma para iOS/macOS e outra para as demais plataformas.

Publicidade

Em outras palavras, usuários que já têm Fortnite instalado nos seus dispositivos da Apple só poderão jogar entre si, “presos” na temporada atual do jogo; nas demais plataformas (Android, Windows, PS4, Xbox One e Switch), o jogo virará a chave para a nova temporada e o restante dos jogadores seguirão o curso da narrativa normalmente.

Vale lembrar que a versão de Fortnite para macOS não está, nem nunca esteve, na Mac App Store — a Epic, portanto, poderia tranquilamente continuar oferecendo o jogo para Macs com seu sistema de pagamentos próprio. A decisão de interromper o desenvolvimento do título na plataforma, portanto, veio da própria desenvolvedora (talvez por não ter uma base de jogadores muito grande no macOS, ou para fortalecer mais a própria narrativa).

E segue o jogo. Ou não…

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito de Apple Watch Series 6 por Pallav Raj

"Apple Watch Series 6" e novos iPads surgem em registros na Eurásia

Próximo Artigo
Tela inicial do iOS 13 num iPhone XS Max

iOS 13.7 entra em beta e não requererá mais um app para emitir alertas de exposição à COVID-19

Posts Relacionados