O melhor pedaço da Maçã.

Facebook diz que Apple impediu update com indicação sobre taxas da App Store

DVKi / Shutterstock.com
Update do Facebook na App Store

O Facebook contou à Reuters que a Apple bloqueou sua tentativa de informar a usuários sobre a taxa de 30% cobrada em compras internas e assinaturas numa atualização do seu aplicativo principal. De acordo com uma alegação da Apple, o Facebook teria violado uma regra da App Store a qual impede desenvolvedores de mostrarem informações “irrelevantes”.

Publicidade

Entretanto, segundo a rede social, a atualização incluía, na verdade, uma nova ferramenta a qual permite que influenciadores e empresas hospedem eventos online (pagos) como uma forma de recuperar as receitas perdidas durante a crise provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Por se caracterizar como um tipo de compra interna, o Facebook inseriu informações sobre a cobrança da taxa de 30% da Apple, e foi aí que a gigante de Cupertino “perdeu as estribeiras”.

Agora, mais do que nunca, devemos ter a opção de ajudar as pessoas a entender para onde o dinheiro que investem em pequenas empresas realmente vai. Infelizmente, a Apple rejeitou nosso aviso de transparência sobre a taxa de 30%, mas ainda estamos trabalhando para disponibilizar essas informações dentro da experiência do aplicativo.

O recurso já está disponível no app do Facebook — mas sem a mensagem que alerta sobre a taxa da Apple. A imagem abaixo, divulgada pela empresa, mostra como a mensagem seria e como ela ficou após a contestação da Maçã (agora, ela indica apenas que Facebook não cobra nenhuma taxa sobre a compra).

Eventos online pagos do Facebook

Vale notar que essa não é a primeira vez que a Apple impede outras empresas de apontarem as políticas da ‌App Store dentro de apps‌, considerando que isso também aconteceu com a Netflix e o Spotify.

Publicidade

A diferença nesse caso é que o Facebook está claramente procurando alimentar o debate sobre a forma como a Apple detém o controle de todas as pontas dos apps distribuídos na loja — num momento em que a gigante de Cupertino já enfrenta processos antitruste e diversas investigações sobre supostas ações anticompetitivas.

A Apple não respondeu aos questionamentos sobre o caso.


Ícone do app Facebook
Facebook de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 456.0.0 (328.3 MB)
Requer o iOS 13.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: “iPhones 12” poderão ser mais caros, mesmo sem acessórios

Próx. Post

Vídeo: como trocar a cor da camisa do seu Memoji

Posts Relacionados