O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Homem de máscara segurando dois iPhones
Shutterstock.com

Portugal lança app que alerta se você esteve próximo de alguém com COVID-19

Demorou, mas está aí: Portugal lançou hoje o seu aplicativo oficial que alerta caso você entre em contato com alguma pessoa com COVID-19.

Publicidade

O STAYAWAY COVID está disponível tanto para iOS quanto para Android e usa a tecnologia criada pela Apple e pelo Google para fazer esse monitoramento. O objetivo é auxiliar o país no rastreamento da COVID-19, obviamente — e, para isso, depende diretamente do uso da população.


Ícone do app STAYAWAY COVID
STAYAWAY COVID de FCT - FUNDACAO PARA A CIENCIA E A TECNOLOGIA I.P.
Compatível com iPhones
Versão 1.1.5 (45 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app STAYAWAY COVIDScreenshot do app STAYAWAY COVIDScreenshot do app STAYAWAY COVIDScreenshot do app STAYAWAY COVIDScreenshot do app STAYAWAY COVID

O funcionamento é igual aos outros do gênero: uma vez instalado, o iPhone/Android do usuário informa se ele entrou em contato com alguém com COVID-19 usando identificadores aleatórios que não revelam dados pessoais ou coisas do tipo.

São dois tipos de alertas:

  • Ausência de risco de contato: se a pessoa não chegar perto de ninguém com COVID-19.
  • Risco elevado de contato: se a pessoa se aproximou de outra que está com COVID-19; o STAYAWAY COVID então faz o alerta, sugerindo que a pessoa fique em isolamento e entre em contato com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Assim como no app brasileiro, se alguém for infectado pelo vírus e ficar doente, receberá um código de validação do exame; é exatamente esse código que deve ser inserido no app para que o STAYAWAY COVID faça o seu trabalho e informe aos usuários que eles entraram em contato com alguém infectado e que, por isso, também podem ter contraído a COVID-19.

Publicidade

O site oficial do app conta com uma sessão de perguntas e respostas para quem ainda tem dúvidas sobre o funcionando do sistema de rastreamento. Se você mora em Portugal, baixe agora o app! 😉

dica do Diogo Pires

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Capa do podcast #387

MacMagazine no Ar #387: Fortnite fora da App Store, 120Hz no "iPhone 12 Pro", AirPower, iPad Air com Touch ID no botão superior e mais!

Próximo Artigo
My Luv for couples

Promoções do dia na App Store: My Luv for couples, Orquestra minúscula, The Atomic Dashboard e mais!

Posts Relacionados