Na Worldwide Developers Conference (WWDC) deste ano, a Apple anunciou uma novidade muito interessante para desenvolvedores: a possibilidade de desafiar as diretrizes da App Store ao terem algum update/lançamento de aplicativo rejeitado pela equipe de revisão da loja. E não é que já estamos vendo o primeiro caso público disso?
O responsável pela façanha foi o app Guardian Firewall + VPN, criado por Will Strafach e já comentado por nós aqui no MacMagazine.
Strafach contou o caso no Twitter nos últimos dias, mas aqui vai um resumão: o app tem uma opção chamada Day Pass, a qual permite que usuários comprem os recursos oferecidos pelo Guardian por apenas 24 horas — algo interessante para você se proteger caso esteja usando uma rede Wi-Fi desconhecida/pública, por exemplo.
O recurso em si é antigo, mas quando Strafach enviou uma atualização recente do aplicativo à App Store, o tal Day Pass foi questionado. A Apple basicamente disse que não aceitaria o update, a não ser que o recurso fosse removido — a empresa citou a regra 3.1.2 das Diretrizes de Revisão da App Store, a qual diz que uma assinatura auto-renovável tem que durar pelo menos por sete dias.
O problema é que o Day Pass não é uma assinatura auto-renovável; trata-se de uma compra isolada, que você faz, usa e pronto. Strafach então decidiu desafiar as diretrizes da App Store. Isso aconteceu no dia 15 de agosto e, ontem, ele recebeu uma resposta positiva sobre o assunto.
Fica claro que a Apple errou de cara ao rejeitar o update, classificando o Day Pass como assinatura auto-renovável.
Por outro lado, é bom ver que essa novidade apresentada na WWDC20 de desafiar as regras da App Store esteja realmente funcionando — principalmente no meio da confusão toda que a Apple se meteu recentemente envolvendo a sua loja de aplicativos.
via 9to5Mac