Apple e Google - COVID-19

Após uma única versão beta, a Apple disponibilizou hoje oficialmente para donos de iPhones, iPads e iPods touch (os que suportam o sistema, é claro) o iOS 13.7 e o iPadOS 13.7 (ambos na compilação 17H33).

Publicidade

Quando a Apple e o Google anunciaram que desenvolveriam juntas uma API1 de notificação de exposição ao novo Coronavírus (COVID-19), as empresas prometeram integrar essa tecnologia de forma nativa em seus sistemas operacionais numa segunda etapa do projeto.

Isso quer dizer o usuário não precisa mais baixar um aplicativo desenvolvido pelo governo ou pelo órgão de saúde local para ser devidamente notificado caso entre em contato com COVID-19 — antes dessa versão 13.7 (e de uma atualização sairá em breve para Android), você necessariamente precisava instalar o app Coronavírus – SUS (no Brasil) ou o STAYAWAY COVID (em Portugal).

Pois bem. Essa segunda etapa está oficialmente aberta com o lançamento do iOS 13.7 e a implementação da notificação de exposição express. Quer dizer, a tecnologia está oficialmente no sistema, mas não necessariamente ja está disponível em todos os lugares uma vez que governos/órgãos de saúde ainda precisam se inscrever para participar.

Publicidade

Na prática, funcionará assim: com o iOS 13.7 instalado (e nas áreas onde a notificação de exposição express já esteja funcionando), usuários serão informados que as notificações de exposição agora estão disponíveis; bastará, então, tocar na notificação para abrir as configurações. Simples, não é mesmo?

Abaixo, a declaração que a Apple deu para alguns veículos, como o MacRumors:

Como a próxima etapa em nosso trabalho junto a autoridades de saúde pública em notificações de exposição, estamos tornando mais fácil e rápido para eles usarem o sistema de notificações de exposição sem a necessidade de criar e manter um aplicativo. As Exposure Notifications Express oferecem outra opção para autoridades de saúde pública a fim de complementar suas operações de rastreamento de contatos existentes com tecnologia, sem comprometer os princípios fundamentais de privacidade e segurança do usuário do projeto. Os aplicativos existentes que usam a API ‌Exposure Notification‌ serão compatíveis com a Exposure Notifications Express, e temos o compromisso de apoiar as autoridades de saúde pública que implantaram ou estão criando aplicativos personalizados.

Nos Estados Unidos, os estados de Maryland, Nevada, Virgínia e Washington D.C. serão os primeiros a usar a Exposure Notifications Express. Paralelamente, mais de 20 países/regiões e mais de 25 estados americanos já criaram e lançaram aplicativos que usam a API ‌Exposure Notification‌.

Publicidade

O iPadOS 13.7, obviamente, não inclui esse recurso de alerta de exposição — apenas vem com as tradicionais e sempre aguardadas correções de bugs.

A Apple aproveitou e também liberou hoje para desenvolvedores o Xcode 11.7 (compilação 11E801a).


Ícone do app Xcode

Xcode

de Apple

Compatível com Macs
Versão 12.2 (11.4 GB)
Requer o macOS 10.15.4 ou superior

Atualização 01/09/2020 às 15:46

Abaixo, os links diretos para quem prefere fazer o download e a instalação de forma manual:

iOS 13.7

iPadOS 13.7

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…