No dia em que a Roku desembarcou no Brasil, a Strategy Analytics chegou com números que refletem a situação atual do mercado global de dispositivos de streaming — isto é, todo tipo de aparelho que permite ao usuário acessar esses serviços, como smart TVs, consoles e set-top boxes. O veredito? O segmento é muito, muito fragmentado.
Os gráficos vistos abaixo, ambos representando o universo de dispositivos de streaming no primeiro trimestre de 2020, são uma loucura: o primeiro representa a fatia de cada fabricante na venda dos dispositivos, enquanto o segundo mostra os sistemas operacionais mais utilizados nos aparelhos em questão. Em ambos os casos, a Apple tem uma participação ínfima no segmento… de 2%, para ser mais exato.
Em termos de fabricantes, a Samsung reina com 14% de market share — fruto, claro, do sucesso das suas smart TVs ao redor do mundo. Sony, LG, Hisense e TCL completam o Top 5 e a Amazon vem logo em seguida, provando que o desempenho dos seus dispositivos Fire TV tem sido satisfatório. Mais uma cachoeira de marcas depois (incluindo Microsoft, Roku e até a Nintendo), lá está a Apple, em 16º lugar.
Quando a métrica é sistema operacional, o tvOS também não está muito bem, em 9º lugar (e, obviamente, os mesmos 2%). O sistema Tizen, da Samsung, lidera o levantamento, mas ainda mais curioso aqui é notar que metade do segmento cai na categoria “Outros” — ou seja, com uma infinidade de sistemas operacionais de representatividade ínfima, como aqueles que você encontra em dispositivos genéricos ou sem marca.
Para Cupertino, as notícias não chegam a ser uma surpresa: a Apple TV sempre esteve em uma faixa de preço superior à da concorrência, e a própria Maçã nunca se preocupou em trazer um recurso matador à caixinha preta (como transformá-la num console de jogos mais robusto, por exemplo).
A estratégia da Apple, agora que ela tem uma plataforma de streaming próprio, é outra: espalhar o aplicativo Apple TV — não confunda com o hardware — por outras plataformas, levando seu conteúdo original para mais espectadores e, com isso, quem sabe puxá-los para o seu ecossistema. Se vai dar certo ou não, teremos de aguardar para ver.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/TV%20Boxes/Apple-TV-4K-3-geracao-WiFi-Plus-Ethernet,1949.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/TV%20Boxes/Apple-TV-4K-3-geracao-WiFi,1729.00]]via 9to5Mac