O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple TV 4K

Abaixo de 15 fabricantes, Apple tem 2% do mercado de dispositivos de streaming

O segmento é extremamente fragmentado

No dia em que a Roku desembarcou no Brasil, a Strategy Analytics chegou com números que refletem a situação atual do mercado global de dispositivos de streaming — isto é, todo tipo de aparelho que permite ao usuário acessar esses serviços, como smart TVs, consoles e set-top boxes. O veredito? O segmento é muito, muito fragmentado.

Publicidade

Os gráficos vistos abaixo, ambos representando o universo de dispositivos de streaming no primeiro trimestre de 2020, são uma loucura: o primeiro representa a fatia de cada fabricante na venda dos dispositivos, enquanto o segundo mostra os sistemas operacionais mais utilizados nos aparelhos em questão. Em ambos os casos, a Apple tem uma participação ínfima no segmento… de 2%, para ser mais exato.

Em termos de fabricantes, a Samsung reina com 14% de market share — fruto, claro, do sucesso das suas smart TVs ao redor do mundo. Sony, LG, Hisense e TCL completam o Top 5 e a Amazon vem logo em seguida, provando que o desempenho dos seus dispositivos Fire TV tem sido satisfatório. Mais uma cachoeira de marcas depois (incluindo Microsoft, Roku e até a Nintendo), lá está a Apple, em 16º lugar.

Quando a métrica é sistema operacional, o tvOS também não está muito bem, em 9º lugar (e, obviamente, os mesmos 2%). O sistema Tizen, da Samsung, lidera o levantamento, mas ainda mais curioso aqui é notar que metade do segmento cai na categoria “Outros” — ou seja, com uma infinidade de sistemas operacionais de representatividade ínfima, como aqueles que você encontra em dispositivos genéricos ou sem marca.

Publicidade

Para Cupertino, as notícias não chegam a ser uma surpresa: a Apple TV sempre esteve em uma faixa de preço superior à da concorrência, e a própria Maçã nunca se preocupou em trazer um recurso matador à caixinha preta (como transformá-la num console de jogos mais robusto, por exemplo).

A estratégia da Apple, agora que ela tem uma plataforma de streaming próprio, é outra: espalhar o aplicativo Apple TV — não confunda com o hardware — por outras plataformas, levando seu conteúdo original para mais espectadores e, com isso, quem sabe puxá-los para o seu ecossistema. Se vai dar certo ou não, teremos de aguardar para ver.


Apple TV 4K
Apple TV 4K de Apple Preço à vista: a partir de R$2.069,10
Preço parcelado: em até 12x de R$191,58
Lançamento: setembro de 2017 (5ª geração)

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Novos processadores Intel Tiger Lake de 11ª geração

Intel apresenta chips "Tiger Lake" de 11ª geração, mas eles não deverão chegar a MacBooks

Próximo Artigo
WhatsApp e Telegram

Telegram já está instalado em 35% dos smartphones brasileiros, mostra pesquisa

Posts Relacionados