O Bundeskartellamt (Escritório Federal de Cartéis), órgão regulador de concorrência do governo da Alemanha, está observando a batalha em curso entre Apple e Epic Games (desenvolvedora do jogo Fortnite) e sugeriu a abertura de mais uma investigação antitruste sobre a App Store. As informações são da Reuters.
Andreas Mundt, chefe do Bundeskartellamt, disse que as questões levantadas pela Epic no litígio contra a Apple “atraíram o interesse” do órgão alemão e que, embora as análises estejam apenas no início, ele afirma que continuará “olhando para isso muito de perto.”
De acordo com Mundt, as lojas de aplicativos da Apple e do Google representam “um habitat interessante, porque são as duas únicas lojas mundiais”. Como sabemos, a App Store e o Google Play acumulam a maioria avassaladora dos downloads realizados mundialmente.
Embora o órgão alemão possa impor multas caso comprove alguma irregularidade, é provável que as autoridades também tentem instituir uma mudança na forma como as lojas de aplicativos funcionam — semelhantemente à investigação envolvendo a Maçã nos Estados Unidos.
Vale lembrar que, além do processo da Epic contra a Apple, a gigante de Cupertino também enfrenta duas investigações separadas da Europa, relacionadas à App Store e ao Apple Pay.
via Bloomberg