O melhor pedaço da Maçã.
aappp / Shutterstock.com
MacBook Air exposto em Apple Store

YouTuber deixa MacBook Air (M3) mais rápido que o Pro após modificações

Além do novo processador, uma das poucas novidades dos MacBooks Air com chip M3 é o suporte a dois monitores externos simultâneos com a tampa do computador fechada (modo clamshell). Ao usar a máquina dessa forma, porém, o calor não é dissipado de forma satisfatória, o que ocasiona quedas sensíveis em desempenho.

Publicidade

Pensando nisso, o YouTuber Vadim Yuryev, do canal Max Tech, conseguiu tornar o MacBook Air de 15 polegadas (M3) mais rápido até mesmo que o MacBook Pro de 14″, também com o M3. Esse resultado foi alcançado graças a algumas modificações feitas no computador, bem como o uso de uma ventoinha e um dock de resfriamento — feito para usar com o computador fechado e conectado a monitores e acessórios externos.

YouTube video

Na ponta das modificações, oYouTuber inseriu almofadas térmicas sob o processador, na parte interna do MacBook; elas ficam no espaço entre o chip e parte mais inferior do computador e têm a função de direcionar o calor para o fundo, facilitando sua dissipação. Além disso, ao usar o MacBook Air com uma ventoinha (externa), uma das principais diferenças em matéria de hardware entre a máquina e o modelo Pro de entrada é amenizada.

Foram realizados vários testes de estresse em ambos os MacBooks no 3DMark Wildlife Extreme. Na primeira rodada, o Air (sendo usado aberto) marcou 8.083 pontos, caindo posteriormente para 5.916. Ao ser testado com a tampa fechada, a pontuação caiu ainda mais, para 4.198.

Publicidade

Ao realizar um novo teste de estresse com o computador usando o dock de resfriamento, o resultado chegou perto do patamar inicial: 7.309 pontos. Ao adicionar as almofadas térmicas, a pontuação foi de 8.062. O modelo Pro, por sua vez, atingiu 8.090 na primeira rodada e 7.933 em um teste de estresse, sendo superado pelo Air, ainda que tenha sido testado sem nenhuma forma de resfriamento externa.

Ou seja, o superaquecimento do MacBook Air impacta sensivelmente o seu desempenho, em especial ao estar fechado e ao ser usado com monitores externos. Acoplando acessórios que o façam resfriar e dissipar melhor o calor, porém, as perdas podem ser revertidas.

Na prática, porém, os acessórios usados tornariam o uso dessa solução pouco vantajoso. Assim, isso faria sentido apenas se alguém quisesse conjugar a opção mais portátil e leve do MacBook Air com a possibilidade de atingir um desempenho equivalente ao do modelo Pro ao usar o computador fechado.


Comprar MacBooks Air de 13″ e 15″ de Apple Preço à vista: a partir de R$9.899,10
Preço parcelado: a partir de R$10.999,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar, cinza-espacial ou prateado
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos) ou M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Adaptador de energia: 30W, 35W (duas portas) ou 70W

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple rebate críticas e diz que está cumprindo as regras da DMA na UE

Próx. Post

Executivo explica como o Apple Arcade buscou inovar no mercado de jogos

Posts Relacionados