O melhor pedaço da Maçã.

Como ativar o backup criptografado no WhatsApp [iPhone]

Worawee Meepian / Shutterstock.com
WhatsApp

Para ter certeza de que todas as suas conversas no WhatsApp sejam devidamente salvas, você precisa necessariamente fazer um backup.

Publicidade

Até pouco tempo, porém, esse processo não era criptografado, o que acabava não trazendo um nível muito alto de proteção. Para deixar nossas conversas mais protegidas (ou não), o mensageiro liberou recentemente uma opção para justamente criptografar os backups.

Veja só como proceder!

Como ativar o backup criptografado no iPhone

Abra o WhatsApp e selecione a aba “Configurações”. Em seguida, vá em Conversas » Backup de conversas » Backup criptografado de ponta a ponta e toque em “Ativar”. Se você não estiver vendo essa opção ainda, é porque ela ainda não chegou à sua conta.

Publicidade

O próximo passo consiste em criar uma senha para proteger esse backup. Ela precisa ter, ao menos, seis caracteres e uma letra.

É através dela que você poderá acessar o arquivo para restaurá-lo em um novo iPhone, por exemplo. Lembre-se de que, caso você esqueça dela, o WhatsApp não poderá redefini-la ou restaurá-la — e o backup será perdido! Então guarde-a em um local seguro, como por exemplo no 1Password.

Toque em “Criar senha” ou “Usar chave de criptografia de 64 dígitos”, digite-a e selecione “Avançar” (no canto superior direito).

Aguarde enquanto o mensageiro prepara o backup criptografado de ponta a ponta. Pode ser necessário que você conecte o iPhone a um carregador.

Publicidade

O WhatsApp afirma que, caso os backups do iCloud também estejam ativados, uma versão não criptografada desse arquivo será salva no serviço de nuvem da Maçã. Caso queira manter apenas a versão protegida, basta desativar o backup do iCloud. Para isso, abra os Ajustes e toque no seu nome (no topo da tela). Depois, vá em iCloud » Gerenciar Armazenamento » Backups e desmarque o WhatsApp.

Feito esse procedimento, ninguém poderá acessar o seu backup — nem mesmo a Apple ou o próprio WhatsApp (Meta/Facebook).

Como desativar o backup criptografado no iPhone

Caso queira desativar essa criptografia, abra o WhatsApp e toque na aba “Configurações”. Depois, vá em Conversas » Backup de conversas » Backup criptografado de ponta a ponta e selecione “Desativar”. Insira a senha criada para o backup e toque em “Desativar”.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.6.77 (214.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como visualizar mapas de temperatura, precipitação e qualidade do ar [iPhone]

Próx. Post

Apple divulga vencedores dos App Store Awards deste ano

Posts Relacionados