Apple construirá duas das maiores turbinas eólicas terrestres na Europa Data center na Dinamarca também entra em funcionamento com energia 100% renovável

Parque eólico na Europa

A Apple acaba de anunciar que vai investir na construção de “duas das maiores turbinas eólicas terrestres do mundo” perto da cidade dinamarquesa de Esbjerg, para fornecer energia ao recém-inaugurado data center da companhia em Viborg — cuja construção estava ameaçada no ano passado, mas, pelo visto, foi finalizada com sucesso.

Publicidade

De acordo com a gigante de Cupertino, as turbinas de 200 metros de altura deverão produzir 62 gigawatts-hora (GWh) por ano — o suficiente para abastecer quase 20 mil casas. Além de alimentar o data center em Viborg, a energia excedente será distribuída para a rede dinamarquesa.

Data center em Viborg

A vice-presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais da Apple, Lisa Jackson, comentou a inauguração do data center em Viborg e a nova iniciativa da companhia:

O combate às mudanças climáticas exige ação urgente e parceria global — e o data center de Viborg é uma prova poderosa de que podemos enfrentar esse desafio geracional. Os investimentos em energia limpa proporcionam inovações revolucionárias que também geram empregos para empresas e comunidades locais. Esta é uma área em que devemos liderar — pelo bem do nosso planeta e das gerações futuras.

Mais precisamente, a nova instalação da Apple na Dinamarca tem 45 mil metros quadrados e oferece suporte de rede e armazenamento de dados para seus usuários em toda a região. O data center também contribui para manter serviços como App Store, Apple Music, iMessage e Siri, entre outros.

Fornecedoras usando energia renovável

Placas de captação de energia solar

No mês passado, a Apple anunciou que neutralizará a emissão de carbono em todos os seus negócios — incluindo sua cadeia de suprimentos e todo o ciclo de vida de produtos — até 2030. Embora as operações dela sejam alimentadas com energia 100% renovável, o novo compromisso significa que os gadgets da Apple terão zero impacto climático líquido — incluindo as atividades de todos os seus fornecedores.

Nesse sentido, a fornecedora alemã Varta se comprometeu a operar toda sua produção em parceria com a Apple com energia 100% renovável. De acordo com a Maçã, outras empresas estão trabalhando em soluções de energia limpa, incluindo fornecedoras na Holanda, na Suíça e na Bélgica.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…