Agora há pouco, falamos sobre o mais novo desdobramento da briga da Apple contra a Epic Games, em que a Maçã desferiu um contraprocesso sobre a rival pedindo o pagamento de danos pela receita gerada indevidamente (segundo a Apple) em Fortnite e pelo dano à sua imagem. Bom, falando em dano, os cofres da Epic já devem estar sentido um certo baque por conta da batalha.
Analistas da Buy Shares fizeram uma estimativa de que a desenvolvedora poderá perder — ou, mais precisamente, deixar de ganhar — até US$26,7 milhões por mês (cerca de R$140 milhões) enquanto Fortnite permanecer fora da App Store. Isso pode representar mais de 50% da receita mensal da empresa, se comparado com os seus meses de maior sucesso.
A análise, baseada em dados da Sensor Tower e dos próprios relatórios financeiros da Epic, mostra que a desenvolvedora tem uma receita muito maior na App Store do que no Google Play — US$191 milhões contra US$101 milhões entre janeiro e agosto deste ano. Combinando essa informação com a estimativa de que 65% das compras internas do jogo aconteciam na loja da Apple, a Buy Shares chegou aos tais quase US$27 milhões.
Naturalmente, as perdas da Epic são perdas da Apple, também — afinal de contas, a Maçã ficava com 30% de toda a receita gerada pela desenvolvedora com as vendas de Fortnite na App Store. Há de se considerar, ainda, o valor — mais difícil de ser quantificado — perdido pelos iPhones agora que eles não rodam o popularíssimo jogo.
De qualquer forma, a Apple é uma empresa de dois trilhões de dólares (um pouco menos, agora) com um grande catálogo de produtos e serviços; a Epic, por outro lado, gira basicamente em torno de Fortnite e do Unreal Engine. Ou seja, a Maçã poderá ser impactada com a perda do jogo, mas nem de perto com a mesma magnitude da sua adversária.
Vamos acompanhar, portanto, as consequências dessa história toda.
via iMore