O melhor pedaço da Maçã.

Carteira Digital de Trânsito já permite indicar motorista infrator em caso de multa

Por ora, o recurso está limitado ao ES, mas deverá se expandir em breve
Carteira Digital de Trânsito

Com poucos anos de lançado, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito já se tornou o melhor amigo dos motoristas: além de digitalizar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV, o velho e bom documento do carro), o app também permite que você pague multas, compartilhe informações, transfira a propriedade do veículo, cheque recalls e muito mais.

Publicidade

Pois na versão 5.0 do aplicativo, liberada nos últimos dias, ganhamos mais um recurso importante: a possibilidade de indicar o motorista infrator caso o seu veículo tenha sido multado sem que você estivesse no volante.

Anteriormente, para evitar que os pontos da multa entrassem na sua carteira, era necessário comparecer ao órgão de trânsito do seu estado junto com o infrator real. Agora, não mais: você pode indicar o condutor infrator no próprio app, e a pessoa — que também precisa ter o aplicativo ativado — receberá uma notificação avisando sobre a indicação e pedindo que ela seja confirmada.

O sistema permite ainda que todas as pessoas envolvidas no ciclo da multa — o proprietário do veículo no momento da infração, o condutor responsável e o novo proprietário do veículo, caso haja uma transferência neste meio-tempo — recebam notificações sobre novidades no processo.

Publicidade

Vale notar que, por ora, apenas o Detran do Espírito Santo adicionou suporte às novidades — órgãos de outros estados, como o Rio Grande do Sul e o Paraná, deverão incorporar o suporte em breve, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também pretende se juntar à tecnologia para permitir que o sistema lide com infrações ocorridas em rodovias federais ou outros estados.

Além disso, para que o sistema funcione, todas as partes envolvidas no ciclo da multa — proprietário no momento da infração, infrator e novo proprietário, se houver — precisam estar cadastradas no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Isso pode ser feito pelo próprio aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O app Carteira Digital de Trânsito, como de costume, pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play.


Ícone do app Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.7.2 (83.1 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TecMundo

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirPods Pro: bug no iOS 15 impede ativar o ANC com a Siri

Próx. Post

macOS Big Sur 11.6 corrigiu bug de permissão de scanners

Posts Relacionados