O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores poderão personalizar ícones de documentos dos seus apps no macOS Big Sur

Deixando o sistema ainda mais rico e intuitivo
Ícones no macOS Big Sur

O macOS tem um sistema bem inteligente ao gerar o ícone de um determinado arquivo: vários formatos (como um PDF ou um JPG, por exemplo) são detectados automaticamente e exibem uma pequena prévia do documento já no próprio ícone.

Publicidade

Se você desenvolve um aplicativo que gera documentos em formatos menos populares, por outro lado, é mais difícil criar um design interessante para o ícone dos arquivos. Pois, no macOS Big Sur, isso ficará muito mais fácil.

A Apple fez hoje no seu portal de desenvolvedores uma nova postagem detalhando mudanças do seu futuro sistema, em que desenvolvedores poderão controlar exatamente a forma como os ícones dos documentos gerados por seus apps aparecerão no Finder, na Mesa (Desktop) ou nos demais locais do macOS.

Ícones no macOS Big Sur

Todo esse processo poderá ser feito pelo Xcode e ajudará desenvolvedores a criar ícones únicos, que façam usuários associar determinados arquivos aos seus apps imediatamente. A Apple lista algumas regras e orientações para criar ícones bonitos e funcionais, mas basicamente você pode adicionar planos de fundo, imagens centrais e texto livremente pelas suas criações — o próprio macOS aplicará esses elementos em camadas, posicionando-os e redimensionando-os automaticamente para cada situação em que eles apareçam.

Vale notar que, se o desenvolvedor não fizer esse processo, o macOS gerará ícones automáticos para os documentos gerados com seus apps. Um arquivo MP3 que seja aberto por padrão com o aplicativo Música, por exemplo, terá o ícone do app em questão e a inscrição “MP3”, para que o usuário saiba com o que está lidando. Dois exemplos:

Ícones no macOS Big Sur

Para mais informações e dicas, você pode acessar a página de orientações de design da Apple e explorar outras áreas do portal de desenvolvedores da empresa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Galaxy Note20 Ultra vence o iPhone 11 Pro Max em teste de velocidade

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Remote Drive for Mac, i know percent, Pixave e mais!

Posts Relacionados