Enquanto a Epic Games, criadora do jogo Fortnite, trava uma verdadeira guerra contra a Apple, a Tencent — que, vale lembrar, é dona de 40% da Epic — ganha força, em termos de receita, com PUBG Mobile.
De acordo com novos dados publicados pela Sensor Tower, PUBG Mobile alcançou recentemente um marco importante: o game acumulou uma receita de mais de US$3,5 bilhões.
Desse total, US$500 milhões foram gastos por jogadores apenas nos últimos 72 dias — em grande parte devido às restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), que impulsionaram a economia de apps de forma geral.
Não obstante, também podemos considerar que houve certa influência da Apple nessa arrecadação gigantesca, uma vez que o título tem se beneficiado da remoção de Fortnite da App Store.
De 1º de janeiro de 2020 a 13 de agosto de 2020 — dia em que o rival de PUBG Mobile, Fortnite, da Epic Games, foi removido da App Store e do Google Play — o título da Tencent foi o jogo battle royale de maior bilheteria em todo o mundo, à frente de Garena Free Fire (segundo lugar), Knives Out from NetEase (terceiro lugar), Fortnite (quarto lugar) e Call of Duty: Mobile (quinto lugar).
Além disso, só em 2020 (até agora), PUBG Mobile arrecadou mais de US$1,8 bilhão em gastos de jogadores e foi baixado mais de 198 milhões de vezes — considerando os downloads da App Store e do Google Play, juntos. Ainda assim, cerca de 80% da receita obtida só neste ano veio da loja da Maçã.
Vale notar que PUBG Mobile atingiu esse marco poucos dias após ter sido banido na Índia. De acordo com a Sensor Tower, 24% dos downloads globais do jogo vêm do país — embora isso possa parecer uma grande porção, a Índia responde por apenas 1,2% da receita total game.
Para contornar esse estorvo por lá, entretanto, a Tencent pretende transferir o título de editora do jogo para a PUBG Corporation, o que deverá resolver a situação a fim de que a produção volte a ser distribuída no país.
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via Cult of Mac