O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Microsoft critica novas regras da App Store para plataformas de streaming de jogos

Hoje mais cedo, nós comentamos as mudanças que a Apple promoveu nas regras da App Store, a fim de permitir que plataformas de streaming de jogos (como Google Stadia e Microsoft xCloud) possam finalmente entrar no iOS/iPadOS.

Publicidade

Só que, mesmo sendo possível, a coisa não é tão boa assim. Os jogos oferecidos teriam que fazer parte do catálogo da App Store, a fim de serem aprovados individualmente. Ou seja, o Stadia e o xCloud basicamente serviriam de catálogo/vitrine para esses jogos, já que todos os games deverão passar pelo escrutínio da Apple — sem falar, é claro, na polêmica mordida de 30%.

xCloud

O Google preferiu não comentar as mudanças da App Store, mas a Microsoft resolveu falar. E ela não gostou nada do que viu. Ao The Verge, a empresa deu a seguinte declaração:

Continua sendo uma experiência ruim para os clientes. Os jogadores querem entrar diretamente em um jogo do catálogo pelo próprio app, assim como fazem com filmes ou músicas, e não serem forçados a baixar mais de 100 aplicativos para jogar jogos individuais na nuvem. Estamos empenhados em colocar os jogadores no centro de tudo o que fazemos, e fornecer uma ótima experiência é fundamental para essa missão.

Não há muito o que discutir: a solução da Apple não é nada elegante. E eu não poderia concordar mais com Tom Warren, editor sênior do The Verge:

Publicidade

Não vemos a Apple aprovando individualmente os filmes e séries de TV que fazem parte do catálogo da Netflix ou do Disney+, por exemplo. Aparentemente, como disse Warren, a Maçã quer ter esse nível de controle sobre as plataformas de jogos pois não quer abrir mão dos 30% dela — afinal, jogos são a galinha dos ovos de ouro da App Store e a Apple nunca deve uma participação relevante nesse mundo.

Mesmo com a possibilidade, não está claro se a Microsoft — e o Google, que não manifestou nenhum tipo de opinião mas também não deve ter gostado nada dessas novas regras — pretende se adaptar e trabalhar para lançar o xCloud para iOS/iPadOS. Teremos que esperar para ver.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Capa do podcast #389

MacMagazine no Ar #389: evento especial na terça-feira, "iPhones 12" em outubro, treta sobre bateria, Procon notifica a Apple e mais!

Próximo Artigo
Planta

Promoções do dia na App Store: Plant Reminder, Railways!, Take Two e mais!

Posts Relacionados