O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft critica novas regras da App Store para plataformas de streaming de jogos

Hoje mais cedo, nós comentamos as mudanças que a Apple promoveu nas regras da App Store, a fim de permitir que plataformas de streaming de jogos (como Google Stadia e Microsoft xCloud) possam finalmente entrar no iOS/iPadOS.

Publicidade

Só que, mesmo sendo possível, a coisa não é tão boa assim. Os jogos oferecidos teriam que fazer parte do catálogo da App Store, a fim de serem aprovados individualmente. Ou seja, o Stadia e o xCloud basicamente serviriam de catálogo/vitrine para esses jogos, já que todos os games deverão passar pelo escrutínio da Apple — sem falar, é claro, na polêmica mordida de 30%.

xCloud

O Google preferiu não comentar as mudanças da App Store, mas a Microsoft resolveu falar. E ela não gostou nada do que viu. Ao The Verge, a empresa deu a seguinte declaração:

Continua sendo uma experiência ruim para os clientes. Os jogadores querem entrar diretamente em um jogo do catálogo pelo próprio app, assim como fazem com filmes ou músicas, e não serem forçados a baixar mais de 100 aplicativos para jogar jogos individuais na nuvem. Estamos empenhados em colocar os jogadores no centro de tudo o que fazemos, e fornecer uma ótima experiência é fundamental para essa missão.

Não há muito o que discutir: a solução da Apple não é nada elegante. E eu não poderia concordar mais com Tom Warren, editor sênior do The Verge:

Publicidade

Não vemos a Apple aprovando individualmente os filmes e séries de TV que fazem parte do catálogo da Netflix ou do Disney+, por exemplo. Aparentemente, como disse Warren, a Maçã quer ter esse nível de controle sobre as plataformas de jogos pois não quer abrir mão dos 30% dela — afinal, jogos são a galinha dos ovos de ouro da App Store e a Apple nunca deve uma participação relevante nesse mundo.

Mesmo com a possibilidade, não está claro se a Microsoft — e o Google, que não manifestou nenhum tipo de opinião mas também não deve ter gostado nada dessas novas regras — pretende se adaptar e trabalhar para lançar o xCloud para iOS/iPadOS. Teremos que esperar para ver.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #389: evento especial na terça-feira, “iPhones 12” em outubro, treta sobre bateria, Procon notifica a Apple e mais!

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Plant Reminder, Railways!, Take Two e mais!

Posts Relacionados