Com o aumento do número de usuários provocado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o Zoom tem investido constantemente em novos recursos e melhorias, a fim de aprimorar a experiência na sua plataforma.
Como parte disso, eles anunciaram recentemente um novo recurso de segurança: autenticação de dois fatores (2FA) para todas a contas. Uma vez ativado, o sistema exigirá que usuários entrem com um código único gerado a partir de algum app de autenticação, SMS1 Short message service, ou serviço de mensagens curtas. ou chamada telefônica.
Assim como em outros serviços, a autenticação de dois fatores impede que invasores assumam o controle de contas usando credenciais roubadas já que, mesmo com a senha, eles ainda precisam ter acesso ao código único enviado para o dispositivo do proprietário da conta.
O recurso está disponível para o Zoom na web, no desktop, nos aplicativos (iOS e Android) e no Zoom Room. Ele suporta o protocolo TOTP2Time-based one-time password algorithm, ou algoritmo de senha descartável com base em tempo., por isso funciona com aplicativos como Google Authenticator, Microsoft Authenticator, FreeOTP e 1Password. A empresa também oferece suporte a vários métodos de autenticação, incluindo SAML, OAuth e um baseado em senha.
Para ativar a autenticação de dois fatores na sua conta, basta fazer login no painel do Zoom e, no menu de navegação, selecionar a opção Avançado » Segurança » Entrar com autenticação de dois fatores. Se você é um administrador de um grupo, é possível, ainda, implantar a cama extra de segurança em contas específicas, de acordo com seu uso.
Confira mais detalhes do recurso de 2FA do Zoom nessa página.
via Engadget
Notas de rodapé
- 1Short message service, ou serviço de mensagens curtas.
- 2Time-based one-time password algorithm, ou algoritmo de senha descartável com base em tempo.