O melhor pedaço da Maçã.

Spotify diz que o Apple One “causará danos irreparáveis” a desenvolvedores; Apple responde

Suriya srion / Shutterstock.com
Apple Music vs. Spotify

Não é de hoje que o Spotify acusa a Apple de tirar proveito da sua posição de distribuidora (plataforma) e criadora (serviços) — o que fez até mesmo a Comissão Europeia abrir uma investigação contra a Maçã.

Publicidade

A gigante de streaming musical até aplaude algumas atitudes vindas diretamente de Cupertino mas, no geral, quando vê uma oportunidade, trata de bater de frente — como aconteceu recentemente no caso envolvendo a Epic Games e o jogo Fortnite.

Pois bem. A Apple mal anunciou o Apple One (ele nem está disponível, ainda) e o Spotify já tratou se posicionar contra o novo pacote de assinaturas. Eis a declaração da empresa:

Mais uma vez, a Apple está usando sua posição dominante e práticas injustas para prejudicar os concorrentes e privar os consumidores, favorecendo seus próprios serviços. Pedimos às autoridades de concorrência que ajam com urgência para restringir o comportamento anticompetitivo da Apple que, se não for controlado, causará danos irreparáveis à comunidade de desenvolvedores e ameaçará nossa liberdade coletiva de ouvir, aprender, criar e se conectar.

Na prática, o Spotify aparentemente está querendo dizer que, como a Apple não precisa cobrar 30% de comissão sobre os serviços dela, pode repassar esse desconto para usuários.

Publicidade

No Brasil, o plano Individual do Apple One (com Apple Music, Apple TV+, Apple Arcade e 50GB no iCloud) custará R$26,50 mensais, enquanto que o Familiar (com os mesmos serviços, porém com 200GB de espaço no nuvem) custará R$37,90 mensais. Sem dúvida, trata-se de uma boa economia (acima de 30% se somarmos todos os custos individualmente) para consumidores.

Porém, ainda que reclame da iniciativa da Apple, o The Verge pontuou que o próprio Spotify já se juntou a outras empresas (Hulu, AT&T e Samsung) para criar seus próprios pacotes, oferecendo vantagens similares para consumidores nos Estados Unidos.

A Apple, é claro, respondeu:

Clientes podem descobrir e desfrutar de alternativas para cada um dos serviços da Apple. Estamos apresentando o Apple One pois é um grande valor para clientes e uma maneira simples de acessar toda a gama de serviços de assinatura da Apple. Recomendaremos o plano Apple One que economiza mais dinheiro com base nas assinaturas que a pessoa já possui. É perfeito para quem adora qualquer um dos nossos serviços e deseja obter mais por menos, e é especialmente ótimo para famílias. Além disso, alguns serviços incluídos no Apple One estão disponíveis para serem desfrutados em dispositivos que não sejam da Apple, e você pode cancelá-lo a qualquer momento.

Será que a nova reclamação do Spotify dará em algo?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que muda (e o que fica igual) no novo iPad de 10,2 polegadas?

Próx. Post

Detalhando o Apple Fitness+, serviço da empresa para se exercitar em casa

Posts Relacionados