Se você, como basicamente qualquer pessoa em quarentena nos últimos meses, tem precisado usar o Google Meet para realizar uma reunião virtual ou simplesmente botar o papo em dia com os amigos, pode comemorar: a gigante de Mountain View anunciou recentemente duas novidades muito bem-vindas para o serviço de videoconferências.
A primeira delas é a capacidade de desfocar o seu plano de fundo. O recurso, que já tinha chegado a concorrentes como Skype e Zoom, usa inteligência artificial para detectar a pessoa no vídeo e desfocar todo o resto da imagem, permitindo que você dê aquela disfarçada na bagunça à sua volta e concentre as atenções apenas na sua figura.

O recurso não é ativado por padrão, mas você pode ligá-lo rapidamente: basta clicar no botão de mais opções (os três pontinhos no canto inferior direito da tela) e ativar a opção. O Google alerta que a ferramenta pode consumir mais recursos do seu computador, então talvez seja uma boa ideia deixá-la desligada caso sua máquina esteja pedindo água ou você queira rodar muitos outros programas ou abas ao mesmo tempo.
Vale notar que, recentemente, o Meet ganhou um recurso semelhante para voz: com ele, o serviço reconhece a fala do usuário e abafa os demais sons do ambiente, evitando barulhos e distrações nas reuniões.

A segunda novidade recente é um novo modo de visualização em grade, em que você pode visualizar até 49 pessoas na tela ao mesmo tempo — e adicionar, inclusive, você mesmo à visualização.
Isso é ótimo, como notou o Google, para melhorar a dinâmica de aulas e reuniões grandes, em que professores ou líderes podem acompanhar as reações dos demais participantes e todos sentem-se encorajados a participar com mais frequência.
A grade expandida, que atualmente está disponível apenas no desktop, pode ser ativada na tela de mudar layout — basta deslizar o seletor na parte de baixo da janela para a direita, chegando às 49 pessoas.
via The Next Web