Há alguns dias, nós informamos que novos downloads do TikTok e do WeChat seriam bloqueados nos Estados Unidos a partir de hoje — decisão essa tomada pelo presidente Donald Trump, ao assinar duas ordens executivas as quais proíbem empresas americanas de manterem negócios com as gigantes chinesas ByteDance (do TikTok) e Tencent (do WeChat).
Pois bem. De acordo com a Reuters, o Departamento de Comércio dos EUA anunciou ontem que adiou a decisão referente ao app TikTok em uma semana, que agora tem até o dia 27 de setembro para vender suas operações no país — aparentemente, o banimento do WeChat — que não entrou nessas negociações — ocorrerá a partir das 23h59 de hoje.
Trump dá o seu aval
A decisão tem motivo: Trump deu o seu aval para que a Oracle e o Walmart absorvam a operação do TikTok no país, encerrando a polêmica/discussão envolvendo a possível ameaça a segurança nacional — o governo americano afirma que os dados coletados pelo TikTok podem ser compartilhados com o governo chinês.
Segundo noticiou a Folha1Matéria fechada para assinantes., Oracle e Walmart dividiriam uma participação de 20% em uma nova entidade com sede nos EUA que operará a TikTok, com a Oracle provavelmente ficando com uma parte um pouco maior.
A TikTok escolheu a nova infraestrutura Generation 2 Cloud da Oracle porque é muito mais rápida, confiável e segura do que a tecnologia de primeira geração oferecida atualmente por todos os outros grandes provedores de nuvem. Na pesquisa Industry CloudPath de 2020 que a IDC lançou recentemente, na qual entrevisou 935 clientes de Infraestrutura como Serviço (IaaS) sobre sua satisfação com os principais fornecedores de IaaS, incluindo Oracle, Amazon Web Services, Microsoft, IBM e Google Cloud […] o Oracle IaaS recebeu a pontuação de satisfação mais alta.
—Larry Ellison, CTO da Oracle.
As duas empresas e os investidores americanos teriam 53% da propriedade dessa nova empresa, atendendo às exigências de Trump de que a nova operação fique sob controle americano — os investidores chineses teriam uma participação de 36%, enquanto outros (europeus) ficariam com 11%.
Segundo Trump, o acordo resultará na criação de 25 mil empregos, muitos deles no Texas; a nova empresa deverá continuar se chamando TikTok.
ByteDance processa governo americano
Paralelamente — como informou a Bloomberg2Matéria fechada para assinantes. —, a ByteDance processou o governo dos EUA, pedindo a um juiz que impeça Trump e sua turma de banirem o app do país.
Segundo a empresa, o presidente excedeu sua autoridade e o fez por razões políticas, em vez de impedir uma “ameaça incomum e extraordinária” aos EUA, conforme exige a lei. Ela também disse que a proibição viola seus direitos de liberdade de expressão da Primeira Emenda.
Veremos onde isso tudo vai parar…
Notas de rodapé
- 1Matéria fechada para assinantes.
- 2Matéria fechada para assinantes.