O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores brasileiros preferem Android por ser um ecossistema aberto

Uma nova pesquisa mostrou o cenário atual do mundo do desenvolvimento no país
Mr.Mikla / Shutterstock.com
Android vs. iOS

No Brasil, por uma $érie de fatore$, o domínio do Android sobre o iOS é ainda maior que no resto do mundo — e isso reflete-se, também, na relação que os desenvolvedores têm com os dois sistemas operacionais. Recentemente, uma pesquisa da Bain & Company encomendada pelo Google colocou números nessa percepção.

Publicidade

De acordo com a pesquisa, 73% dos desenvolvedores brasileiros consideram o Android como a principal plataforma em que trabalham; 78% começaram a carreira no sistema do Google e 83% afirmaram trabalhar com o robozinho porque ele é um sistema aberto — e, portanto, mais acessível.

Comparando o Android ao iOS, o sistema do Google saiu-se favorável na opinião dos desenvolvedores em uma série de fatores. Os entrevistados preferiram o robô nos quesitos de ferramentas de código aberto para desenvolvimento (12,3% a mais), possibilidade de publicar versões alpha ou beta dos apps (8,2%), requerimento de baixo investimento e hardware simples para desenvolver e publicar apps (7,1%) e a disponibilidade de um ecossistema “rico e repleto de recursos” (6,8%).

Por outro lado, o iOS foi comparado favoravelmente ao adversário em quesitos como segurança para distribuir os apps (8,6% a mais para a Apple), ambiente que empodera a empresa de desenvolvimento (3,5%) e traz melhor retorno financeiro (1,8%).

Publicidade

A pesquisa levou em conta também dados demográficos dos desenvolvedores brasileiros: 69% deles são homens e 65% estão na região sudeste; 60% têm menos de 30 anos e metade não tem ensino superior completo. 35% estão empregados em regime CLT, enquanto 23% são autônomos. O salário médio mensal para iniciantes respondido na pesquisa ficou nos R$2,7 mil, pulando para R$11,7 mil para profissionais com mais de dez anos de experiência.

E com vocês, desenvolvedores leitores do MacMagazine: como tem sido vossa experiência em ambos os ecossistemas?

via Mobile Time

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ritmo de adoção do iOS 14 parece estar superando — e muito — o do iOS 13

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Pixelizator, Sliding Puzzle – Board Game, Image Plus e mais!

Posts Relacionados