Desenvolvedores brasileiros preferem Android por ser um ecossistema aberto Uma nova pesquisa mostrou o cenário atual do mundo do desenvolvimento no país

Android vs. iOS

No Brasil, por uma $érie de fatore$, o domínio do Android sobre o iOS é ainda maior que no resto do mundo — e isso reflete-se, também, na relação que os desenvolvedores têm com os dois sistemas operacionais. Recentemente, uma pesquisa da Bain & Company encomendada pelo Google colocou números nessa percepção.

Publicidade

De acordo com a pesquisa, 73% dos desenvolvedores brasileiros consideram o Android como a principal plataforma em que trabalham; 78% começaram a carreira no sistema do Google e 83% afirmaram trabalhar com o robozinho porque ele é um sistema aberto — e, portanto, mais acessível.

Comparando o Android ao iOS, o sistema do Google saiu-se favorável na opinião dos desenvolvedores em uma série de fatores. Os entrevistados preferiram o robô nos quesitos de ferramentas de código aberto para desenvolvimento (12,3% a mais), possibilidade de publicar versões alpha ou beta dos apps (8,2%), requerimento de baixo investimento e hardware simples para desenvolver e publicar apps (7,1%) e a disponibilidade de um ecossistema “rico e repleto de recursos” (6,8%).

Por outro lado, o iOS foi comparado favoravelmente ao adversário em quesitos como segurança para distribuir os apps (8,6% a mais para a Apple), ambiente que empodera a empresa de desenvolvimento (3,5%) e traz melhor retorno financeiro (1,8%).

Publicidade

A pesquisa levou em conta também dados demográficos dos desenvolvedores brasileiros: 69% deles são homens e 65% estão na região sudeste; 60% têm menos de 30 anos e metade não tem ensino superior completo. 35% estão empregados em regime CLT, enquanto 23% são autônomos. O salário médio mensal para iniciantes respondido na pesquisa ficou nos R$2,7 mil, pulando para R$11,7 mil para profissionais com mais de dez anos de experiência.

E com vocês, desenvolvedores leitores do MacMagazine: como tem sido vossa experiência em ambos os ecossistemas?

via Mobile Time

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…