Talvez você nunca tenha ouvido falar do Launcher (ou, em sua tradução brasileira, “Atalho com Vários Widgets”), mas ele já existe há muitos anos com uma proposta deveras particular: gerar widgets que ofereçam atalhos aos aplicativos que você mais usa e às tarefas que você mais realiza no seu dispositivo iOS.
Com o lançamento do iOS 14, a Cromulent Labs (desenvolvedora do aplicativo) renovou completamente o Launcher justamente para que o app adeque-se às novidades do novo sistema — especialmente, claro, a capacidade de colocar widgets na sua tela de início, tornando todo o seu uso ainda mais simples.
A ideia, aqui, é que a geração desses widgets seja relativamente automatizada. Você pode criar vários deles, cada um com um “tema” — por exemplo, é possível criar um widget para a sua manhã, com os aplicativos que você mais usa logo ao acordar; um outro traz aqueles que você mais usa durante o trabalho, e um terceiro reúne os apps mais frequentes durante a noite.
Também é possível criar widgets para tarefas específicas — como entrar em contato com uma pessoa próxima (por ligação, FaceTime, iMessage ou email), ativar/desativar o Wi-Fi ou o Bluetooth, começar a tocar um artista no Apple Music, obter direções para algum local, abrir um site específico, abrir a tela para escrever um tweet ou rodar um atalho qualquer.
O usuário tem várias opções de personalização: você pode alterar a aparência, os ícones e o plano de fundo de cada widget, além de configurar apps específicos que apareçam em cada um de acordo com o horário. É possível colocar múltiplos widgets na sua tela inicial, de acordo com a sua preferência.
O Launcher está disponível gratuitamente na App Store, mas para desbloquear todos os seus recursos é necessário fazer uma compra interna (avulsa) de R$30; quem já adquiriu uma versão anterior do aplicativo pode fazer o upgrade por R$11. Vale a pena conferir!
via TechCrunch