O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Recurso de privacidade do iOS 14 pode causar problemas de conexão em redes corporativas

Um novo recurso de privacidade do iOS 14 pode causar problemas de conexão em redes Wi-Fi corporativas e educacionais, de acordo com um alerta recente da Cisco — empresa especializada no oferecimento de soluções para redes e comunicações.

Publicidade

O recurso de privacidade em questão é uma opção para usar um endereço de controle de acesso a mídias (Media Access Control, ou MAC) privado ao se conectar numa rede Wi-Fi. Geralmente, os dispositivos se identificam usando o mesmo endereço MAC em uma determinada rede, o que pode permitir que eles sejam rastreados.

Ajuste de Endereço Privado no iOS 14

A Apple introduziu essa opção para proteger usuários contra varejistas que usam endereços MAC para rastrear clientes que se conectam a suas redes Wi-Fi. Usar um endereço MAC aleatório quebra justamente isso (o que a maioria de nós consideraria algo positivo), mas também pode causar problemas em sistemas de gerenciamento de dispositivos usados em empresas, escolas, etc.

A Cisco explicou que um recurso semelhante do Android 10 também pode causar o mesmo problema. Mais especificamente, a empresa disse que tal opção impacta um dos principais sistemas usados por muitas organizações: o MDM1.

Ele garante que todos os dispositivos conectados e uma rede (geralmente corporativa) tenham a mesma configuração. Eles também podem ser atualizados automaticamente para a configuração mais recente quando se conectam à rede, mas endereços MAC aleatórios significam que eles podem não ser mais reconhecidos.

Publicidade

No fim das contas, o MDM disponibiliza uma série de funcionalidades importantes — o que “desvirtuou” essa tecnologia foram mesmo as opções de rastreamento usadas por muitas empresas.

A Cisco disse que não há solução fácil para isso além de pedir aos usuários que desliguem o recurso de randomização do endereço MAC em seus dispositivos — o que pode ser feito no iOS/iPadOS indo em Ajustes » Wi-Fi » [Abra as informações da rede à qual você está conectado] » Desative a opção “Endereço Privado”.

via The Register

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Cores do MX Anywhere 3

Logitech lança mouse MX Anywhere 3 com novas cores e rolagem avançada

Próximo Artigo
Novos emojis (Emoji 13.1)

Preparem-se: 217 novos emojis chegarão ao iPhone em 2021

Posts Relacionados