Um novo recurso de privacidade do iOS 14 pode causar problemas de conexão em redes Wi-Fi corporativas e educacionais, de acordo com um alerta recente da Cisco — empresa especializada no oferecimento de soluções para redes e comunicações.

Publicidade

O recurso de privacidade em questão é uma opção para usar um endereço de controle de acesso a mídias (Media Access Control, ou MAC) privado ao se conectar numa rede Wi-Fi. Geralmente, os dispositivos se identificam usando o mesmo endereço MAC em uma determinada rede, o que pode permitir que eles sejam rastreados.

Ajuste de Endereço Privado no iOS 14

A Apple introduziu essa opção para proteger usuários contra varejistas que usam endereços MAC para rastrear clientes que se conectam a suas redes Wi-Fi. Usar um endereço MAC aleatório quebra justamente isso (o que a maioria de nós consideraria algo positivo), mas também pode causar problemas em sistemas de gerenciamento de dispositivos usados em empresas, escolas, etc.

A Cisco explicou que um recurso semelhante do Android 10 também pode causar o mesmo problema. Mais especificamente, a empresa disse que tal opção impacta um dos principais sistemas usados por muitas organizações: o MDM1.

Ele garante que todos os dispositivos conectados e uma rede (geralmente corporativa) tenham a mesma configuração. Eles também podem ser atualizados automaticamente para a configuração mais recente quando se conectam à rede, mas endereços MAC aleatórios significam que eles podem não ser mais reconhecidos.

Publicidade

No fim das contas, o MDM disponibiliza uma série de funcionalidades importantes — o que “desvirtuou” essa tecnologia foram mesmo as opções de rastreamento usadas por muitas empresas.

A Cisco disse que não há solução fácil para isso além de pedir aos usuários que desliguem o recurso de randomização do endereço MAC em seus dispositivos — o que pode ser feito no iOS/iPadOS indo em Ajustes » Wi-Fi » [Abra as informações da rede à qual você está conectado] » Desative a opção “Endereço Privado”.

via The Register

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…