O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple leva linguagem de programação Swift ao Windows

Muito mais acessível para o mundo dos desenvolvedores
Swift

A Swift, linguagem de programação da Apple, já está entre as mais populares do mundo entre desenvolvedores, e um marco de hoje poderá tornar sua presença no mundo digital muito mais constante: a sua equipe de desenvolvimento anunciou que ela está finalmente chegando ao Windows!

Publicidade

Mais especificamente, a equipe disponibilizou toolchains (conjunto de ferramentas) as quais permitirão que desenvolvedores escrevam e rodem códigos Swift diretamente no Windows, sem a necessidade de recorrer a um Mac ou a algum outro dispositivo compatível para corrigir problemas, descobrir bugs e colocar em prática suas novas criações.

A Swift no Windows não é simplesmente um port: a equipe de desenvolvimento da linguagem teve como objetivo levar todo o ecossistema à plataforma da Microsoft, com direito a compilador, biblioteca padrão e as bibliotecas core. Vale lembrar que, como a Swift tem compatibilidade com a linguagem de programação C, é possível criar aplicações e projetos inteiramente em Swift no Windows aproveitando-se das extensas bibliotecas já presentes no sistema.

De fato, foi exatamente isso que a equipe da Swift fez: como demonstração, os engenheiros criaram uma calculadora escrita inteiramente em Swift, com códigos fazendo uma transição suave entre a linguagem da Maçã e as bibliotecas do próprio Windows:

Demonstração de calculadora rodando em Swift no Windows

A chegada da Swift ao Windows, além de ampliar as possibilidades para os desenvolvedores, traz também um benefício muito interessante: novos aplicativos multiplataforma. A Readdle, por exemplo, relatou que a novidade acelerou muito o desenvolvimento do Spark para PCs, que deverá chegar nos próximos meses.

Toda a explicação técnica sobre a chegada da linguagem no Windows pode ser lida nessa publicação e você pode conferir (e baixar) todas as toolchains disponíveis para a Swift aqui. Boa diversão!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito de "iPhone 12"

CEO da AT&T não acredita que lançamento dos "iPhones 12" será um arrasa-quarteirões

Próximo Artigo
Dox: A Puzzle Game

Promoções do dia na App Store: DOX: A Puzzle Game, AddMe, Moon FM e mais!

Posts Relacionados