O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Adobe usa inteligência artificial para facilitar leitura de PDFs em smartphones

Já disponível gratuitamente no Acrobat Reader
Liquid Mode, recurso do Adobe Acrobat Reader para facilitar leitura de PDF

Qualquer pessoa que já tentou ler um arquivo PDF num smartphone sabe o calvário que é lidar com as letrinhas minúsculas, a inflexibilidade do formato e as técnicas para tornar a leitura mais confortável (ou mesmo possível) — como virar o aparelho na horizontal ou empregar a boa e velha prática do zoom e rolagem.

Publicidade

A Adobe, entretanto, resolveu colocar a mão na massa para tornar a nossa vida mais fácil. E, com com uma mãozinha do Sensei (a ferramenta de aprendizado e máquina da empresa), ela parece ter conseguido — basta dar uma olhada no novo recurso do Acrobat Reader, batizado de Liquid Mode.

O recurso, que estava em testes há alguns meses e agora está chegando para todos os usuários, reconhece os elementos do seu documento e os reorganiza/redimensiona na página de forma que você possa lê-los sem acrobacias ou zooms estrambólicos. A fonte fica maior, as quebras de linha são adaptadas para as telas menores, os títulos tornam-se mais destacados e imagens/gráficos são redimensionados para ocupar a tela inteira, por exemplo.

Mais do que isso, o Liquid Mode torna todo o texto do documento buscável/copiável e separa as seções do PDF com base nos títulos, para que você possa chegar à parte desejada rapidamente. É possível, ainda, personalizar os tamanhos e estilos de fonte, bem como o espaçamento entre linhas e palavras, para tornar a leitura ainda mais confortável.

Naturalmente, o recurso não é absolutamente infalível: será mais difícil, por exemplo, lidar com aqueles famigerados arquivos com livros inteiros escaneados, que passam aos borbotões nas mãos de universitários do mundo todo. Ainda assim, não custa experimentar a performance do Liquid Mode em qualquer tipo de documento — qualquer praticidade na hora da leitura, afinal, é muito bem-vinda.

O recurso já está disponível gratuitamente no Acrobat Reader para iOS e Android, e em breve chegará também às versões desktop e web do software.


Ícone do app Adobe Acrobat Reader: Ler PDF
Adobe Acrobat Reader: Ler PDF de Adobe Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 21.09.01 (268.4 MB)
Requer o iOS 13.3 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Camada da COVID-19 no Google Maps

Nova camada do Google Maps mostra situação da COVID-19 em cada local que você pretende visitar

Próximo Artigo
Desbloqueio automático do Mac com o Apple Watch

Novo bug do watchOS 7 dificulta o desbloqueio de Macs com o relógio

Posts Relacionados