O melhor pedaço da Maçã.

Jornalista compara oxímetro do Apple Watch Series 6 com um de dedo e resultado surpreende… negativamente

Oxímetro no Apple Watch Series 6

Muito se falou sobre o recurso de medição de oxigênio no sangue do Apple Watch. Não pelo lançamento da Apple em si — esse é um dos recursos chaves da geração Series 6, afinal —, mas pelo fato de essa medição supostamente ser possível com o hardware do relógio da Apple de primeira geração e a empresa só ter lançado o recurso agora, anos e anos depois (com um novo hardware para isso).

Publicidade

A primeira coisa que nos vêm a cabeça — caso tudo isso seja mesmo verdade, é bom notar — é que a Apple não estava satisfeita com as medições feitas pelos sensores até então usados para isso e refinou as coisas no Series 6, para deixar tudo mais preciso. Faz sentido, ainda que o oxímetro do Apple Watch não tenha passado pelo crivo da FDA (Food and Drug Administration, a “Anvisa dos Estados Unidos”).

Como sempre acontece quando um recurso de saúde assim é lançado pela Apple, alguém foi lá e comparou o desempenho do oxímetro do relógio com um aprovado pela FDA (aquele medidor de dedo bem simples e conhecido).

O processo de medição é exatamente o mesmo: os vasos sanguíneos são iluminados e recebem a informação da quantidade de luz que é refletida, que por sua vez indica a cor do sangue; com base nisso, se tem a informação do volume de oxigênio presente numa medida chamada SpO2; na maioria das pessoas saudáveis, ela varia entre 95% e 100%.

Publicidade

Mas os testes feitos por Geoffrey A. Fowler, do Washington Post, não foram nada bons. Tanto o Apple Watch Series 6 quanto o Fitbit Sense foram testados e apresentaram variações bem altas (para cima e para baixo).

YouTube video

-A primeira vez que tentei isso no Apple Watch Series 6, ele disse que meu nível de oxigênio era de 88% — chocantemente baixo, dado que estou em boa saúde e não estava ofegante. Cinco minutos depois, testei novamente e ele disse que meu SpO2 estava em 95%. Continuei tentando e obtendo leituras diferentes — e, frequentemente, uma mensagem de erro de “medição mal-sucedida”.

Contei minha experiência à Apple e eles me enviaram um novo relógio. Minha primeira medição em meu segundo Apple Watch Series 6 relatou meu SpO2 como 100%. Se essas leituras fossem precisas, meus pulmões estavam tendo uma quarta-feira realmente selvagem.

Ao longo de vários dias comparando as medições do meu segundo Apple Watch com o meu oxímetro de dedo aprovado pela FDA, as leituras da Apple na maioria das vezes diferem em dois ou três pontos percentuais — embora, às vezes, também correspondam de forma exata e, às vezes, tenham ficado até sete pontos percentuais mais baixas.

Oxímetro no Apple Watch Series 6

Os resultados com o Fitbit não foram lá muito diferentes, também. Fowler questionou se o problema era com ele, mas isso não há como saber a não ser colocando várias pessoas para fazer o mesmo teste. Mas, como ele mesmo levantou, há incalculáveis variações a considerar como pele, gordura, vasos sanguíneos, etc.

A Apple não comentou qual é a taxa de erro do sensor, mas disse que tudo “foi rigorosamente testado em um amplo espectro de usuários e em todos os tons de pele”. Vale notar que Fowler testou o recurso em um colega cuja pele é mais escura e os resultados também não bateram com o oxímetro de dedo, ainda que de forma menos discrepante.

Publicidade

Outro ponto que vale citar é que ele testou alguns tamanhos diferentes da pulseira loop solo e teve menos erros no tamanho que o relógio fica mais encaixado (ou seja, menos frouxo) — ainda que em algumas medições a mensagem de erro tenha sido mostrada, também.

Ainda que a Apple avise que o app Oxigênio no Sangue “não se destina ao uso médico, incluindo autodiagnóstico ou consulta médica, e foi desenvolvido apenas para fins de bem-estar e boa forma”, é óbvio que pessoas vão comparar o desempenho do recurso com algo profissional para entender a confiabilidade dele.

Veremos se outros testes como esse surgem por aí, afinal, uma das coisas bastante elogiadas no ECG do Apple Watch, por exemplo, é justamente a sua precisão.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Amazon anuncia serviço de streaming de jogos, novos Echo, um drone de segurança que voa pela sua casa e mais

Próx. Post

Parceira da Apple, Pegatron investirá US$1 bilhão em novas instalações no Vietnã

Posts Relacionados