O melhor pedaço da Maçã.

Eis como a Apple limitará o acesso às câmeras no Vision Pro

Sensores e câmeras do Apple Vision Pro

Na apresentação do Apple Vision Pro, a Maçã deixou claro que aplicativos de terceiros não terão acesso às imagens capturadas pelas muitas câmeras do dispositivo. Como a maioria dos apps desenvolvidos para iOS e iPadOS poderá ser portada quase sem mudanças no código para o visionOS, o que acontecerá quando um app solicitar acesso à câmera no headset?

Publicidade

Essa dúvida foi esclarecida pelo engenheiro John Mark, em um dos vídeos da WWDC23. Segundo ele, haverá um comportamento diferente no headset justamente devido à preocupação da Apple em proteger a privacidade do usuário. No Vision Pro, quando um app solicitar acesso à câmera, ele encontrará duas fontes: uma para a câmera frontal e outra para traseira — como acontece nos outros sistemas operacionais.

Quando o usuário conceder acesso aos dados da câmera frontal, no entanto, o app terá acesso apenas à “pessoa espacial” gerada com o auxílio das câmeras internas do Vision Pro, mas não às imagens capturadas por elas. Isso permitirá ao usuário realizar chamadas de vídeo usando seu “avatar” em apps de terceiros (como o Zoom). Caso a pessoa ainda não tenha “gerado” uma representação espacial, no entanto, nenhuma imagem será retornada.

No caso da câmera traseira, por sua vez, quando o usuário conceder acesso a ela, o app receberá como informação apenas uma “tela preta” com um ícone indicando que não há nenhuma câmera disponível. Isso impedirá que apps de terceiros usem a câmera para fazer gravações em 3D ou até mesmo para mostrar a paisagem ambiente a alguém durante uma chamada. Obviamente, nada impedirá que o usuário conceda acesso a imagens já gravadas — permissão que será essencial em apps de edição, por exemplo.

Como destacou David Heaney, no UploadVR, outros aplicativos até poderão implementar APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. da Apple para usar a paisagem real do usuário com algum propósito (como calcular a área de uma superfície ou móvel, por exemplo), mas não terão efetivamente acesso às imagens brutas geradas pelo Vision Pro — como acontece atualmente nos iPhones e nos iPads.

Mas por que a Apple simplesmente não retira a opção para acessar a câmera traseira, já que não será concedido a apps o acesso a nenhuma das câmeras externas? Bem, tudo indica que essa foi uma espécie de “gambiarra” utilizada pela empresa justamente para garantir a fluidez de apps que solicitam acesso à câmera traseira em outros sistemas operacionais — que poderiam simplesmente “travar” caso não encontrassem essa opção como fonte no headset.

A limitação do acesso à câmera, cabe destacar, é uma abordagem semelhante à adotada em outros dispositivos do gênero, como o Meta Quest, mas não sabemos ainda se definitiva.

Como observado pelo 9to5Mac, não é nenhuma novidade a Apple limitar o acesso a partes do hardware na geração inicial de um produto — o que pode acabar acontecendo quando um dispositivo amadurece a ponto de a permissão para acessar determinados dados não comprometa a privacidade do usuário.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que fazer se fotos não aparecerem no app Mensagens [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Apple Pay: watchOS 10 permitirá adicionar cartões pelo relógio [errata]

Posts Relacionados