O melhor pedaço da Maçã.

iOS 14 permite que você esconda melhor suas fotos particulares; veja como

Ainda não é a solução perfeita, mas…
Galeria de fotos do iPhone X (by MacMagazine)

Todos nós temos aquelas fotos mais, digamos, particulares que não queremos deixar à mostra na galeria do nosso smartphone — qualquer um que já suou frio quando um amigo ou familiar começou a deslizar para as fotos seguintes/anteriores sabe o que é isso.

Publicidade

O iOS já tem há alguns anos uma função de ocultar imagens, que coloca as fotos desejadas numa seção específica, separada. Isso já resolve algumas tensões, mas não é uma solução lá muito robusta — afinal, qualquer pessoa com acesso ao seu dispositivo só precisará deslizar um pouquinho no app Fotos e tocar na opção “Fotos Ocultas” para ver as imagens que você não quer deixar aos olhos de todos.

Pois agora, no iOS 14, a coisa ficou um pouquinho melhor: é possível ocultar as fotos ocultas — ou, em outras palavras, ativar uma opção que esconderá a seção do Fotos, tornando suas imagens privadas efetivamente inacessíveis no aplicativo… a não ser que a pessoa em questão vá até os Ajustes e reative a aparição do álbum, isto é.

E nós, claro, estamos aqui para ensinar o caminho das pedras. Para esconder suas fotos de verdade no iOS 14 ou iPadOS 14, siga os seguintes passos:

  1. Se você ainda não tiver fotos ocultas, comece com o processo básico: selecione todas as imagens que quiser esconder na sua biblioteca, toque no ícone de compartilhamento e selecione a opção “Ocultar”. Após confirmar a operação, as imagens sumirão da sua galeria principal e surgirão numa seção específica, chamada “Itens Ocultos”.
  2. Agora esconda essa área: vá até os Ajustes e acesse a opção Fotos.
  3. Localize a opção “Álbum Ocultos” e desligue o interruptor. Enquanto ele estiver dessa forma, a seção não aparecerá mais no app Fotos; ligue-o novamente quando quiser acessar suas imagens escondidas.
Fotos Ocultas no iOS 14
Clique/toque para ampliar

Pronto! Agora suas fotos estarão um pouco mais protegidas dos curiosos olhos alheios. Obviamente, a solução ainda não é indicada para quem precisa realmente proteger imagens muito sensíveis ou secretas — neste caso, a melhor opção ainda é transferi-las para um serviço externo, como um cofre no Dropbox, ou para uma pasta zipada com senha salva localmente.

Vale notar, inclusive, que as imagens ocultas continuarão visíveis em exploradores de arquivos de terceiros — então se você for compartilhar uma foto via WhatsApp ou Telegram, por exemplo, suas imagens escondidas aparecerão entre as opções de compartilhamento.

Fica a torcida para que a Apple torne o sistema mais robusto em breve (talvez adicionando uma autenticação extra por Touch ID ou Face ID), mas… bom, por ora, é o que temos. 🤷🏼‍♂️

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: iota, Harvey’s New Eyes, Shadow Tactics e mais!

Próx. Post

União Europeia apela contra decisão favorável à Apple sobre tributação bilionária

Posts Relacionados