Uma das novidades do iPadOS 14 é o Scribble, um recurso que expande as funcionalidades do Apple Pencil no iPad, permitindo a detecção de escrita a mão em qualquer campo de texto (incluindo símbolos e formas) transformando-os em texto digital.
Alguns funcionários da Apple forneceram mais detalhes sobre a novidade após o anúncio do iPadOS 14 na WWDC20; agora, Craig Federighi (vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple) contou como o recurso foi criado em uma entrevista para a Popular Mechanics.
Federighi explicou que o desenvolvimento inicial do Scribble se baseou em uma ampla coleta de dados envolvendo a análise “de como as pessoas de todo o mundo escrevem as coisas”.
Quando se trata de entender traços [de escrita], fazemos coleta de dados. Encontramos pessoas em todo o mundo e as fizemos escrever coisas. Demos a eles um lápis e pedimos que escrevessem rápido, devagar, com inclinação. Todas essas variações.
Todo o trabalho de reconhecimento de escrita e previsão de caracteres e palavras do Scribble é feito no dispositivo — algo que o aprendizado de máquina e o poder de processamento bruto tornaram possível, como afirmado por Federighi.
Tudo acontece em tempo real, no dispositivo que você está segurando. O que significa que o poder computacional do dispositivo deve ser tal que ele possa fazer todo esse processamento localmente.
Vale lembrar que, para usar o Scribble, é preciso um Apple Pencil (1ª ou 2ª geração) e, claro, um iPad compatível com algum modelo da stylus com o iPadOS 14 instalado.
Infelizmente, ele ainda não funciona no idioma português.
Preço parcelado: R$1.499,00 em até 12x
Preço parcelado: R$989,10 em até 12x
via AppleInsider