Nós já sabemos que o Google está trabalhando num update do app do YouTube para iOS/iPadOS que incluirá suporte ao Picture-in-Picture (PiP) do iOS 14, mas também sabemos que esse benefício será exclusivo para assinantes do YouTube Premium.
Até poucos dias atrás, contudo, ainda dava para assistir a vídeos do YouTube em PiP acessando-os pelo Safari. Depois o Google bloqueou essa alternativa, que por mais um tempinho ainda continuou funcionando para quem acessava a versão desktop do YouTube pelo Safari do iPhone. Isso também não funciona mais. 😢
Mas cá estamos para resolver esse problema! O desenvolvedor Jonas Reitmann criou um atalho bem simples que nos permite assistir a qualquer vídeo do YouTube em PiP no iOS/iPadOS 14, sem precisar instalar nenhum aplicativo extra ou algo do tipo — apenas o próprio Atalhos, da Apple.
Siga os passos:
- Abra os Ajustes e vá até a área Atalhos.
- Ative a opção “Permitir Atalhos Não Confiáveis”.
- Clique aqui para baixar o atalho do Jonas.
- Prossiga, role a tela e toque em “Adicionar Atalho Não Confiável”.
- Pronto! Você agora terá o atalho “Open YouTube PiP” na sua galeria.
Agora, em qualquer vídeo do YouTube (usando o próprio app oficial), é só tocar no botão “Compartilhar”, depois rolar até a direita para selecionar “Mais” e, então, tocar no atalho “Open YouTube PiP”.
O vídeo será aberto numa nova janela do seu navegador padrão, que você pode reproduzir à vontade e então retornar à sua tela inicial, colocando-o em modo PiP. Simples, assim! 😊
Agora é torcer para que o Google não invente algo que impeça essa nova artimanha, hehe.
dicas do Lázaro Féres
Atualização 28/09/2020 às 07:08
Leitores nos informaram que o método acima já foi bloqueado também pelo Google no Safari, mas a boa notícia é que ele está funcionando sem problemas no Chrome — que foi onde testamos.
E, claro, vale lembrar que agora dá para torná-lo o navegador padrão no iOS. 😉
Atualização II 28/09/2020 às 07:18
Há também outra alternativa, trazida pelo leitor Vinícius Patrinhani, mas essa requer a instalação prévia de outro app chamado Scriptable.
Felizmente, ele é gratuito.
Depois de instalá-lo, o processo é exatamente o mesmo que apresentamos acima, mas o atalho que você baixará é esse aqui, chamado “YouTube PiP”.
Nesse caso, o vídeo é aberto dentro do próprio Scriptable e, assim como no Chrome, esse método ainda continua funcionando neste momento.