Uma nova pesquisa publicada pela Counterpoint Research revelou que o preço médio de venda (average selling price, ou ASP) do mercado global de smartphones aumentou 10% no comparativo anual durante o segundo trimestre de 2020 — mesmo com as vendas despencando 23% nesse período, devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Publicidade

Entre as fabricantes de smartphones, a Apple (34%) acumulou a maior parte da receita total durante o segundo trimestre, capturando um terço do bolo, seguida por Huawei (20%) e Samsung (17%). Notavelmente, a Maçã também reteve cerca de 59% do lucro global da indústria de smartphones no mesmo período.

Receita com venda de smartphones por fabricante

Vale notar que, pela primeira vez, a Huawei ultrapassou a Samsung tanto em termos de vendas quanto de receita. De acordo com a CR, isso se deveu ao aquecimento do mercado interno chinês, em contrapartida à lenta recuperação dos mercados fora da China.

Ademais, a CR informou que um dos principais fatores que contribuíram para um aumento no ASP foi a crescente adoção do 5G em todo o mundo. De acordo com eles, embora essa tecnologia tenha contribuído com 10% do total das vendas de aparelhos, ela impulsionou a receita total em 20%. Não surpreendentemente, a China foi o maior contribuinte para as vendas de smartphones com 5G, acumulando cerca de 72% da receita global desses dispositivos.

Publicidade

Por outro lado, a demanda por aparelhos de entrada diminuiu drasticamente devido a uma queda no consumo por parte do público-alvo desse segmento, segundo a CR:

No geral, a redução na demanda por dispositivos de preço mais baixo devido ao impacto econômico, fechamento das lojas de varejo, a resiliência do segmento premium e o aumento nas vendas de 5G, especialmente na China, contribuíram para o aumento do ASP para smartphones durante o trimestre.

Como muitos já devem saber, a Apple deverá apresentar nas próximas semanas os “iPhones 12”, seus primeiros modelos com 5G — os quais também prometem, segundo diversos rumores, agradar ainda mais consumidores com três tamanhos diferentes (5,4″, 6,1″ e 6,7″).

via PhoneArena

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…