Há alguns meses, comentamos que o Safari começaria a reproduzir, no macOS Big Sur, séries e filmes da Netflix em resolução 4K com suporte a HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. e Dolby Vision.
Contudo, informamos que apenas Macs de 2018 ou posterior suportariam 4K/HDR, e agora sabemos exatamente o motivo: o chip de segurança T2 — praticamente um “faz tudo” nos Macs mais recentes. As informações são do Apple Terminal.
Não está claro por que os Macs precisam desse chip para reproduzir conteúdos 4K/HDR, visto que PCs com Windows obviamente não possuem essa tecnologia. Como o chip T2 integra vários controladores do Mac, como o processador de sinal de imagem e áudio, é possível que a Netflix tenha colocado essa especificação para garantir que o conteúdo em ultra-alta definição seja reproduzido em Macs que “aguentam o tranco”, por assim dizer.
Vale notar, porém, que nem todos as máquinas lançadas em 2018 ou posterior têm o chip T2. Os iMacs (Retina 4K e 5K) de 2019, por exemplo, não incorporam ele; por outro lado, o iMac Pro, embora tenha sido lançado em 2017, já tem o tal chip.
De acordo com um documento de suporte da Apple, os Macs que contêm o chip T2 são os seguintes:
- iMac lançado em 2020
- iMac Pro
- Mac Pro lançado em 2019
- Mac mini lançado em 2018
- MacBook Air lançado em 2018 ou posterior
- MacBook Pro lançado em 2018 ou posterior
Para saber se o seu Mac tem esse chip, basta manter a tecla ⌥
pressionada e clicar no menu Apple (logo da Maçã). Em seguida, selecione “Informações do Sistema…” e, na barra lateral da janela que aparecer, clique em “Controle/Controlador” (ou “iBridge”, dependendo da versão do macOS em uso).
Se você visualizar “Chip de Segurança T2 da Apple” (“Apple T2 chip”), então significa que seu Mac é elegível para reproduzir vídeos da Netflix em 4K/HDR quando o macOS Big Sur for lançado.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.