O trackpad de MacBooks é uma superfície sensível ao toque, feita de vidro, e há alguns anos conta até com a tecnologia Force Touch — que, sim, vem sendo abandonada pela Apple.
Tirando o fato de os trackpads não serem telas de fato, a descrição acima parece muito com o que temos na frente de um iPhone ou iPad. Com base nisso, o desenvolvedor brasileiro Hugo Lispector — que teve um dos seus primeiros apps destacados na WWDC19 — criou o app El Trackpad.
É isso mesmo que vocês imaginaram: esse aplicativo transforma o iPhone/iPad num trackpad completo para Macs, com suporte a gestos multi-touch e tudo mais.
O El Trackpad promete funcionar “sem atraso nenhum” e suporta, por exemplo, gestos como rolagem com dois dedos, movimento de pinça (pinch) para zoom, arrastar itens na tela com três dedos, mostrar a Mesa (Desktop) abrindo quatro dedos, etc.
Para funcionar, o El Trackpad requer um utilitário [DMG] que roda no macOS High Sierra 10.13 ou superior. O app em si pode ser baixado e testado gratuitamente por sete dias; para desbloqueá-lo, depois, são R$15 (ou US$4).