O melhor pedaço da Maçã.

iPhones: o que é o MagSafe?

iGeneration
Carregador MagSafe e iPhone 13 mini

Quando a Apple lançou a linha iPhone 12, ela aproveitou para introduzir uma nova maneira de conectar acessórios e carregadores. Trata-se do MagSafe (não confundir com outro tipo de MagSafe, linha de conectores de MacBooks — que inclusive retornou nos MacBooks Air e Pro mais recentes).

Publicidade

Localizado na parte traseira dos smartphones compatíveis, o conjunto de ímãs não só oferece uma praticidade, como também “desbloqueia” um carregamento mais rápido.

A seguir, confira tudo sobre esse tipo de conexão! 🧲

Modelos compatíveis com o MagSafe

O MagSafe está presente em todos os iPhones lançados a partir da linha 12, com exceção do SE:

  • iPhones 12 e 12 mini
  • iPhones 12 Pro e 12 Pro Max
  • iPhones 13 e 13 mini
  • iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
  • iPhones 14 e 14 Plus
  • iPhones 14 Pro e 14 Pro Max

Como funciona o MagSafe?

A parte traseira dos iPhones compatíveis conta com um anel central e uma faixinha de ímãs na parte inferior dele, para que acessórios como a Carteira de Couro da Apple se mantenham sempre alinhados.

O componente em si é dividido em subpartes, como os próprios ímãs, além da bobina que possibilita recarregar o smartphone em bases sem fio e outros componentes.

Quais os benefícios do MagSafe?

Além de proporcionar uma maior facilidade na conexão de acessórios, o MagSafe também permite que o seu iPhone seja recarregado de forma mais rápida e sem fios. Para ser mais exato, a potência de pico atinge os 15W (ou 12W, no caso do 12 mini e do 13 mini).

Publicidade

Tudo isso sem correr o risco de acordar sem bateria por um desalinhamento das bobinas internas com as do iPhone — fenômeno bem conhecido por quem usa carregadores sem MagSafe.

Lembre-se de que, caso queira, também é possível seguir usando uma base sem fio no padrão Qi para recarregar o iPhone. Porém, a potência máxima nesse caso é de 7,5W.

Alguns acessórios compatíveis com MagSafe

Assim como ocorre com capas e pulseiras, os parceiros da Apple correram para lançar acessórios prontos para o MagSafe. Há baterias externas, carteiras, suporte com ventosa para usar o iPhone no carro, dentre outros. No estilo Apple, as fabricantes precisam usar o programa MFi para tirar proveito das vantagens do MagSafe.

Publicidade

A própria Apple também possui alguns produtos bacanas, como o carregador MagSafe, o MagSafe Duo (que possui um espaço para recarregar também o Apple Watch) e as carteiras de couro, além da bateria externa.

Todas as capas originais para os iPhones 12 e posteriores também contam com ímãs na parte traseira, possibilitando que todos acessórios compatíveis não enfrentem nenhum tipo de problema de conexão.

O futuro do MagSafe

A tecnologia da Apple parece ter inspirado diretamente a próxima geração do protocolo Qi, o Qi2. Isso porque segundo o Wireless Power Consortium (WPC) anunciou recentemente que ele vai trazer suporte justamente ao MagSafe, o que vai abrir ainda mais o leque de produtos e acessórios disponíveis com a tecnologia.

Publicidade

Isso inclusive poderá indicar que os próximos iPhones (“iPhones 15”) deverão adotar já esse protocolo novo e, mais que isso, permitir que eles sejam recarregados sem fio com uma potência de até 15W — algo que atualmente está restrito apenas a acessórios da Apple e aqueles que são certificados por ela. Até agora, tudo isso ainda não passa de rumor, mas veremos nos próximos meses se isso vai ou não se concretizar…


Você já conhecia e usa essa tecnologia? 😊

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via Olhar Digital, Tecnoblog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E se a Apple construísse lojas em locais remotos? Confira imagens!

Próx. Post

Confira 5 dicas de apps compatíveis com o CarPlay

Posts Relacionados