O Google está renomeando a G Suite — seu conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração que inclui serviços como Gmail, Drive, Docs e Meet — para Google Workspace, como a empresa havia mencionado no início do ano.
Agora que essas novas ferramentas estão ganhando uma nova identidade, a gigante de Mountain View decidiu também dar uma repaginada no design dos seus produtos, os quais já são usados por mais de 6 milhões de empresas mundialmente.
O Gmail, por exemplo, terá um logo que imita um envelope substituído por um “M” com as cores características do Google (azul, vermelho, amarelo e verde). O novo design se alinha com a marca principal do Google, bem como de serviços como Maps, Fotos, Chrome, etc.
O Google também alterou os logos dos apps Agenda, Documentos, Planilhas e Meet para combinar com o novo design do Gmail.
Mais importante do que a marca, no entanto, é que o Google também está lançando alguns novos recursos para o G Suite Workspace. De forma geral, os serviços se integrarão ainda mais — possibilitando, por exemplo, criar e colaborar em documentos nas salas de videoconferência e visualizar arquivos vinculados nos apps Documentos, Planilhas e Apresentações sem ter que abri-los em uma nova aba.
Sempre que você mencionar alguém em um documento, o Workplace também exibirá uma “dica inteligente”, como o Google o chama, para mostrar detalhes de contatos e sugerir ações. Por fim, o modo Picture-in-Picture (PiP) do Google Meet também será implantado no Documentos, no Planilhas e no Apresentações nos próximos meses.

Os preços permanecerão basicamente os mesmos, embora a nomenclatura também esteja mudando um pouco — pelo menos nos Estados Unidos. O plano mais barato (Business Starter) começa em US$6/mês e aqueles que precisam de mais armazenamento e suporte para reuniões maiores podem optar pelo plano Business Standard, por US$12/mês. A novidade é o plano Business Plus, de US$18/mês, que inclui recursos adicionais de segurança e ferramentas de gerenciamento de dispositivos.
De acordo com o Google, o novo nome e os ícones dos produtos da empresa serão alterados ao longo das próximas semanas.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via TechCrunch