O melhor pedaço da Maçã.

Apple libera visionOS 1.1, macOS 14.4, watchOS 10.4, tvOS 17.4 e Software do HomePod 17.4

Mr. Macintosh
Dispositivos da Apple

Alguns dias após liberar as versões finais do iOS 17.4 e do iPadOS 17.4, a Apple disponibilizou hoje para todos os usuários o visionOS 1.1 (compilação 21O211), o macOS Sonoma 14.4 (23E214), o watchOS 10.4 (21T216), o tvOS 17.4 (21L227) e o Software do HomePod 17.4 (idem).

Publicidade

Além deles, a Apple liberou também o macOS Ventura 13.6.5 (compilação 22G621) e o macOS Monterey 12.7.4 (21H1123).

Embora venham com menos recursos em relação aos sistemas operacionais para iPhones e iPads, as atualizações contam com muitas melhorias — algumas delas disponíveis também em outros sistemas operacionais — e correções de bugs.

Vamos conferir mais um pouco sobre as mudanças para cada sistema?

visionOS 1.1

A principal novidade do primeiro grande update para o sistema desde que o Apple Vision Pro foi lançado é a chegada do suporte ao gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), o qual permite registrar dispositivos e usuários orientados por conta usando IDs Apple gerenciados.

Publicidade

Suportando configuração de dispositivos, apagamento remoto e dados de inventário de dispositivos, o MDM no visionOS também possibilita implantar apps em volume — incluindo aplicativos compatíveis com iPhone e iPad, apps para o visionOS incluídos em uma compra universal e aplicativos para o visionOS internos proprietários.

Além disso, a Persona (ainda em fase beta) e o EyeSight foram aprimorados. Agora, é possível cadastrar sua Persona com as mãos livres e a Apple melhorou a aparência de detalhes como o cabelo, a maquiagem e a representação do pescoço e da boca. A renderização dos olhos para o EyeSight também foi aprimorada.

Além de adicionar suporte à Verificação da Chave do Contato do iMessage, a Apple também adotou uma melhor precisão para o posicionamento do cursor para entrada de texto e aprimorou a descoberta e conexão de Macs para uso com o recurso Mac Virtual Display.

Publicidade

Outras novidades incluem as possibilidades de resetar o dispositivo sem a necessidade de ir até uma loja da Apple (embora isso já tivesse chegado com o visionOS 1.0.3) e de apagar alguns aplicativos nativos — tal qual nos outros sistemas.

Todas as novidades estão no changelog completo, abaixo.

Publicidade

Gerenciamento de Dispositivos Móveis

  • Permite o registro de dispositivos e usuários orientados por conta usando IDs Apple gerenciados
  • Suporte para configuração de dispositivos (Wi-Fi, VPN, contas de e-mail, logon único e muito mais)
  • Suporte para implantação de aplicativos em volume, incluindo aplicativos compatíveis com iPhone e iPad, aplicativos visionOS incluídos em uma compra Universal e aplicativos visionOS internos proprietários
  • Suporte para apagamento remoto via MDM e dados de inventário de dispositivos

Mensagens

  • Adiciona suporte para Verificação de Chave de Contato do iMessage

Acessibilidade

  • As legendas ocultas podem ser ancoradas no controle de reprodução enquanto visualizam o Apple Immersive Video

Persona (beta) e EyeSight

  • Adiciona uma opção para inscrever seu Persona mãos-livres
  • Melhora a aparência do cabelo e da maquiagem
  • Melhora a representação do pescoço e da boca
  • Melhora a renderização dos olhos para o EyeSight

Teclado virtual

  • O posicionamento do cursor para entrada de texto agora é mais preciso
  • Resolve alguns casos em que o posicionamento do teclado virtual obscurece o campo de entrada de texto
  • Corrige um problema em que, em alguns casos, a visualização de texto no teclado virtual pode parecer fora de sincronia com o campo de texto no aplicativo
  • Corrige um problema em que o menu de edição pode aparecer inesperadamente

Mac Virtual Display

  • Melhora a confiabilidade de descobrir e se conectar a um Mac usando o Mac Virtual Display
  • Resolve um problema em que o Controle Universal pode parar de funcionar
  • Resolve um problema de conectividade que ocorre quando um dispositivo Bluetooth emparelhado anteriormente não pode ser encontrado

Suporte de Rede Cativa

  • Capacidade de configurar seu dispositivo enquanto usa uma rede WiFi cativa, como as encontradas em hotéis, cafés e aeroportos

Informações sobre o conteúdo de segurança da atualização podem ser conferidas nessa página.

macOS Sonoma 14.4

O macOS 14.4 tem como principal novidade a chegada de novos emojis — os mesmos que chegaram ao iOS/iPadOS 17.4. Entre eles estão um limão, um cogumelo marrom, uma fênix, um emoji de corrente quebrada e representações de “sim” e “não”, indicados pelos conhecidos movimentos da cabeça.

Outra novidade semelhante à dos referidos sistemas é a possibilidade de ler o texto de um episódio na íntegra no app Podcasts. Também é possível pesquisar por uma palavra-chave, clicar para reproduzir de um ponto específico e usar recursos de acessibilidade (como Tamanho do Texto e VoiceOver).

Foram adicionadas novas opções de atualizações de negócios no Messages for Business (não disponível no Brasil) e uma nova opção no Safari para mostrar apenas os ícones dos sites na Barra de Favoritos — curiosamente, há pouco tempo os ícones nem mesmo eram exibidos nesta seção.

Eis o changelog com todas as mudanças promovidas pela Apple nessa edição do sistema:

O macOS Sonoma 14.4 apresenta novos emojis e inclui outros recursos, correções de erros e atualizações de segurança para o Mac.

Emojis

• Novos emojis de cogumelo, fênix, limão, corrente quebrada e cabeça acenando agora disponíveis no teclado de emojis

• Inclusão de 18 emojis de pessoas e partes do corpo para possibilitar o uso de direções opostas

Esta atualização também inclui as seguintes melhorias e correções de erros:

• Possibilidade de ler todo o texto de um episódio de podcast, buscar uma palavra ou frase contida nele, clicar em um ponto específico para reproduzir e usar o texto com recursos de acessibilidade como Tamanho do Texto, Aumentar Contraste e VoiceOver

• A barra de Preferidos do Safari adiciona uma opção para mostrar apenas ícones de sites

As informações de segurança do update podem ser conferidas nessa página, e há também artigos focados no macOS Ventura 13.6.5 e no macOS Monterey 12.7.4.

watchOS 10.4

A mais nova atualização do watchOS conta com uma opção que permite aos usuários ignorar temporariamente o Toque Duplo do Apple Watch durante o uso do Apple Vision Pro. Como o Double Tap é semelhante ao gesto de seleção do headset, o uso dos dois dispositivos em conjunto pode causar ativações acidentais em ambos.

A Apple também adicionou a possibilidade de usar um toque duplo para expandir uma notificação, além de exigir agora um código para usar o Apple Pay com o AssistiveTouch e resolver um problema que faz com que alguns usuários percebam toques falsos na tela do relógio.

Confira o changelog completo:

O watchOS 10.4 inclui novos recursos, melhorias e correções de erros, tais como:

  • Agora o ajuste Tocar para Mostrar Notificação Completa permite usar o toque duplo para expandir a notificação
  • Para fins de segurança, o uso do ajuste Confirmar com AssistiveTouch no Apple Pay exigirá um código e não aceitará o clique duplo no botão lateral
  • Resolve um problema em que algumas pessoas podiam notar toques falsos na tela
  • Corrige um problema que podia impedir a sincronização dos contatos com o Apple Watch para algumas pessoas

Os detalhes de segurança da atualização podem ser conferidos nessa página.

tvOS 17.4 e Software do HomePod 17.4

Não há muito o que comentar sobre o tvOS 17.4, já que uma das principais mudanças que chegariam ao novo sistema — a possibilidade de usar o SharePlay para permitir que mais de uma pessoa controle a reprodução de músicas em determinado ambiente — foi retirada da versão beta 3 e não voltou mais.

Já no HomePod, a novidade fica por conta da habilidade para a Siri aprender qual o serviço de mídia preferido do usuário baseado em seu uso. O lado ruim é que não é mais possível escolher um serviço padrão nos ajustes do dispositivo, como antes.

Eis os changelogs completos dos dois sistemas:

Esta atualização inclui melhorias de desempenho e estabilidade.

Esta atualização permite que a Siri aprenda qual é o seu serviço de mídia preferido para que você não precise mais incluir o nome do app desse serviço no seu pedido. Esta atualização também inclui melhorias de desempenho e estabilidade.

Os detalhes de segurança do update estão descritos nessa página.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 15 Pro Max bate o OnePlus 12 em desempenho, mas não em bateria

Próx. Post

DMA: Apple permitirá que usuários desinstalem o Safari do iPhone

Posts Relacionados