A tradição anual do Google continua: chega dezembro, é hora de liberar o Zeitgeist, um retrato instantâneo das coisas que o mundo buscou usando o sistema de buscas da gigante de Mountain View. Em 2010 uma novidade muito interessante torna a visita à página do Zeitgeist uma atração à parte: um visualizador inteiramente criado com HTML5 permite que comparemos a popularidade dos termos mais buscados ao longo do ano, seja num mapa global ou em gráficos interativos.
A maior empresa de tecnologia do mundo, claro, não poderia ficar de fora: o iPad foi o segundo termo de mais rápida ascensão, tendo simplesmente surgido do nada no final de janeiro e se mantido ao longo do ano com picos em momentos marcantes, como sua chegada ao mercado em abril e a expansão internacional meses depois.
Mas não pense que esse foi o único destaque da Maçã, o iPhone 4 foi algo muito buscado no Google: ele e a tablet foram os dois termos de mais rápida ascensão na categoria de eletrônicos (não esqueçamos do iPod touch, que também aparece na lista de gadgets mais buscados), e o smartphone figura ainda na sexta posição de buscas relacionadas a notícias (coff! Antennagate! coff!).
Obviamente, o desempenho dos gadgets da Apple nos Estados Unidos foi substancialmente melhor, roubando duas posições do pódio das buscas principais e ainda aparecendo entre os termos mais procurados referentes a notícias.
Mas o que seria de um Zeitgeist sem um vídeo comemorativo? Veja só o que o Google preparou, ao som de OneRepublic:
Agora procure uma cadeira, sente-se confortavelmente e veja o Zeitgeist do Brasil:
Pode ir chorar num cantinho: eu vou entender.