O melhor pedaço da Maçã.

Apple é acusada de bloquear concorrentes do Arcade

Konstantin Savusia / Shutterstock.com
Apple Arcade

O cerco está se fechando para a Apple. Ainda que a empresa afirme que a App Store é um ambiente igualitário (que todos os desenvolvedores são tratados da mesma forma), sabemos que a realidade não é bem essa.

Publicidade

Outro ponto que tem gerado bastante discórdia é o privilégio que a própria Apple tem por supostamente infringir regras que ela mesma criou — foi essa, por exemplo, a alegação do ex-chefe da App Store, ao dizer que o Apple Arcade viola as políticas da empresa. Pois não demorou muito para que pintasse um processo (no caso, uma ação coletiva) justamente sobre isso.

Como informou o AppleInsider, a Apple foi acusada de bloquear aplicativos de streaming de jogos (como os da Microsoft, do Google e do Facebook) justamente para dar uma vantagem competitiva ao Arcade.

O processo, apresentado no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia, afirma que a Apple exerce poder de monopólio sobre a App Store, exigindo que desenvolvedores sigam suas diretrizes e proibindo lojas de aplicativos de terceiros. John Pistacchio, responsável pela abertura da ação coletiva, disse ainda que desenvolvedores são impotentes, já que a única opção é se recusar a lançar apps para iOS/iPadOS.

Publicidade

Tais supostos comportamentos anticompetitivos incluem a imposição de restrições técnicas/contratuais para evitar que usuários tenham acesso a outros serviços além do Apple Arcade, o abuso das diretrizes de revisão de aplicativos para proteger seu monopólio e a rejeição de plataformas de assinatura com base na nuvem.

Pistacchio quer um julgamento com júri e busca indenizações — além de juros, multas e honorários advocatícios. Ele também pede ao tribunal que estabeleça um fundo no qual a Apple deposite os ganhos provenientes dessas supostas atitudes ilícitas para que os prejudicados possam obter uma restituição no futuro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Devialet lança seus primeiros fones de ouvido sem fio

Próx. Post

Apple corrigirá problema de reprodução de box sets na Apple TV

Posts Relacionados