O melhor pedaço da Maçã.

Crie um servidor local com o app WorldWideWeb

WorldWideWeb

A Iconfactory lançou recentemente o aplicativo WorldWideWeb, que permite criar um servidor local pelo Mac, pelo iPad ou até mesmo… pelo iPhone!

Publicidade

O nome do app é uma homenagem a Tim Berners-Lee, que criou o primeiro servidor da história da internet (por isso todos os sites iniciam com www) em seu computador NeXT. Nós, inclusive, já estivemos numa coletiva de imprensa com ele em uma Campus Party.

Como destacou o MacStories, o diferencial do WorldWideWeb é a simplicidade. Ele conta com apenas duas seções: uma para escolher pastas e outra para gerenciar o servidor. O aplicativo é direcionado a desenvolvedores, suportando sites criados na linguagem HTML. Apesar de não ter muitas funções mais complexas, a interface e o funcionamento são muito simples.

O servidor criado fica disponível em todos os dispositivos conectados à mesma rede Wi-Fi. Isso é proporcionado pelo protocolo Bonjour, que permite a descoberta e a interação entre arquivos e serviços presentes em uma rede. Basta usar a URL criada e acessar o servidor/site gerados.

Publicidade

Um grande mérito do aplicativo é levar essa solução, um lugar comum no Mac, a plataformas móveis, em especial o iPad. Assim, o dispositivo torna-se uma plataforma mais completa para programadores que busquem utilizá-la.

Além disso, ele também permite que desenvolvedores enxerguem melhor como suas criações estão interagindo com interfaces móveis, que hoje em dia dominam o mercado. No Mac, o foco é em como o site aparece para computadores, enquanto se pode verificar como aparece em smartphones e tablets por meio do WorldWideWeb para as respectivas plataformas.

Abaixo, podemos ver um vídeo em que o desenvolvedor Craig Hockenberry, da Iconfactory, faz uma demonstração do WorldWideWeb em diferentes dispositivos.

YouTube video

No futuro, o app tem a chance de se expandir, suportando mais linguagens de programação, por exemplo. A simplicidade, que chama a atenção em seu uso, deve não apenas ser mantida, como poderia ser expandida, permitindo realizar ações com ainda menos etapas do que é necessário atualmente.

Bom, o maior destaque do WorldWideWeb também representa uma limitação, em especial ao não ser destinado a linguagens mais recentes, sendo focado apenas em HTML. Ainda assim, ele pode ser útil para aqueles que trabalham com ela, notadamente os que desejam também usar o iPad em suas atividades.


Ícone do app WorldWideWeb – Mobile
WorldWideWeb – Mobile de The Iconfactory
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.1.1 (3.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app WorldWideWeb – Desktop
WorldWideWeb – Desktop de The Iconfactory
Compatível com Macs
Versão 2.1.1 (2.7 MB)
Requer o macOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Samsung deverá fabricar telas OLED para iPads e MacBooks

Próx. Post

App Shakespeare envia uma citação do autor por dia para você

Posts Relacionados