O melhor pedaço da Maçã.

Symantec faz extensa pesquisa sobre segurança no iOS e no Android

iPhone 4 com porta aberta

iPhone 4 com porta abertaAo avaliar a proteção oferecida nativamente pelos dois maiores sistemas operacionais móveis da atualidade, a Symantec descobriu que ambos oferecem mais segurança que desktops tradicionais, sendo o iOS menos vulnerável a malware, por conta da App Store. Há um porém, a respeito do sistema da Maçã: quando entra em cena o jailbreak, ele se torna tão vulnerável quanto um PC qualquer.

Publicidade

Nada disso é surpreendente: de forma geral, a maior fraqueza de qualquer sistema operacional é sempre o usuário; quando diante das restrições impostas pela Apple, que só permitem a instalação de aplicativos pré-aprovados, qualquer um consegue usar um gadget sem se expor a malware. No Android, a diferença é que o Google não verifica apps do Android Market e os usuários podem até mesmo instalá-los de outras fontes.

Isso muda um pouco de figura quando um ataque é feito pela web: aí iOS e Android ficam praticamente em pé de igualdade. O sistema do Google leva vantagem no tocante a ser melhor na hora de isolar processos, enquanto o da Apple se sai muito bem em controle de acesso, proveniência de aplicativos e encriptação.

Por fim, a quantidade de vulnerabilidades no Android é bem menor: 18 (4 que já foram fechadas) contra 200. Felizmente, tantas brechas de segurança no iOS são de baixa gravidade, sendo ainda exploradas basicamente para prover jailbreak.

[via GigaOM]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Automatic Trash te ajuda a manter pastas sempre limpas no Mac OS X

Próx. Post

Apple libera atualizações do Java para o Mac OS X 10.5 e 10.6

Posts Relacionados