A consultoria Interbrand publicou sua última classificação das marcas mais valiosas do mundo — na qual a Apple ocupou, pelo oitavo ano consecutivo, a primeira posição.
Mais especificamente, a Apple registrou um crescimento no valor da sua marca de 38%, sendo avaliada pela Interbrand em US$323 bilhões. Amazon e Microsoft completam o Top 3 nos segundo e terceiro lugares da lista, com valorizações de 60% e 53% (US$200,7 bilhões e US$166 bilhões), respectivamente.
O Google (que ocupou o segundo lugar na classificação de 2019), por outro lado, teve uma desvalorização de 1% (US$165,4 bilhões), caindo para a quarta colocação, enquanto a Samsung cresceu 2% (US$62,3 bilhões), indo da sexta para a quinta posição.
Entre as cinco empresas que estrearam ou voltaram ao ranking da Interbrand, quatro delas pertencem ao setor tecnológico: Instagram (US$26 bilhões), YouTube (US$17 bilhões), Tesla (US$12,7 bilhões) e Zoom (US$4,4 bilhões) — cuja capitalização aumentou 389%(!) no último ano.
Por falar em capitalização, entre as marcas que mais se valorizaram nos últimos 12 meses, a maioria (além das já citadas) estão no setor da tecnologia. São elas: Spotify (52%), Netflix (41%), Adobe (41%), Salesforce (34%) e Nintendo (31%).
A classificação da Interband leva em conta o desempenho financeiro dos produtos ou serviços de uma marca, além do papel que ela desempenha nas decisões de compra e sua força competitiva, entre outros.
via AdAge