Mais um dia, mais uma novidade para o Apple TV+ — hoje, com um prato cheio para os amantes de música, de cinema, de documentários, da cena vanguardista novaiorquina no final dos anos 1960 ou de bananas.
Isso porque a Maçã anunciou a aquisição dos direitos de “The Velvet Underground”, documentário que acompanhará a lendária banda de mesmo nome liderada por Lou Reed. A direção ficará por conta de Todd Haynes, cineasta indicado ao Oscar responsável por “Carol”, “Longe do Paraíso” e “Não Estou Lá”.
O documentário trará entrevistas aprofundadas com os membros sobreviventes da banda, além de conteúdo inédito do período em que o Velvet Underground esteve em atividade — incluindo trechos de filmagens capturados por Andy Warhol, o ícone da pop art que, por um período, atuou como mentor espiritual e produtor da banda.
A ideia é recriar o fervilhante cenário cultural de Nova York no final dos anos 1960, concentrando-se na estética e nos ideais de cada membro da banda — ou, como descrito pelo seu cofundador John Cale, o princípio máximo que regia o Velvet Underground: “Como ser elegante e como ser brutal.”
Nas palavras da Maçã:
O Velvet Underground criou um novo som que mudou o mundo da música, fincando seus pés no panteão das bandas de rock mais reverenciadas do mundo. Dirigido pelo aclamado cineasta Todd Haynes, “The Velvet Underground” mostra como o grupo tornou-se um marco cultural representando um leque de contradições: a banda é um fruto do seu tempo, mas ainda assim atemporal; literária mas realista; com raízes na arte erudita e na cultura das ruas.
Haynes, além de dirigir, será também produtor do documentário, junto a Christine Vachon, Julie Goldman, Christopher Clements, Carolyn Hepburn e David Blackman. Ainda não há uma data de estreia para “The Velvet Underground”, mas ficaremos (ansiosamente) atentos.