Em março passado, a Apple lançou um app e um site com informações sobre a COVID-19. Hoje, o app foi atualizado com recomendações atualizadas e novas perguntas sobre a gravidade dos sintomas e resultados de testes de COVID-19.
Tanto o app quanto o site são direcionados ao púbico americano, mas são úteis para qualquer pessoa. A iniciativa foi idealizada junto ao CDC, à Força Tarefa Coronavírus e à Agência Federal de Gestão de Emergências (Federal Emergency Management Agency, ou FEMA), a fim de facilitar o acesso a informações e orientações confiáveis.
No app, usuários respondem uma série de perguntas sobre fatores de risco, exposição ao vírus e sintomas, recebendo assim as devidas recomendações do CDC sobre o que fazer — incluindo orientações sobre distanciamento social, isolamento, monitoramento dos sintomas, necessidade de um teste (ou não), entrar em contato com um médico, etc.
As informações providas pela ferramenta também incluem respostas para perguntas frequentes sobre a COVID-19, incluindo quem está em maior risco, como reconhecer os sintomas, bem como as práticas recomendadas para lavar as mãos, desinfetar superfícies, entre outras coisas.
Segundo a Apple, o app foi criado com foco em privacidade, sem exigir login e sem associação ao ID da pessoa. As repostas informadas não são enviadas à Apple, nem a órgãos governamentais.