O que é um lançamento de iPhone sem polêmica, não é mesmo? A da vez? A facilidade com que o Ceramic Shield e a estrutura dos iPhones como um todo arranham.
Nós já vimos que de fato o vidro frontal cumpre com o prometido, sendo realmente mais resistente a quedas. O problema é que a Apple também prometeu uma maior resistência a arranhões por conta de um processo de troca iônica dupla, como ela descreve em seu site:
Ter uma tela resistente não significa estar livre de arranhões. Por isso, também adotamos nosso processo de troca iônica dupla usado no vidro traseiro para proteger contra riscos e desgaste do dia a dia.
Bem, essa promessa não parece ser sido cumprida. Vejamos alguns casos que levantam essa suspeita.
Esse é um iPhone 12 que está em demonstração numa loja da T-Mobile. É verdade que essas unidades não são manuseadas com nenhum cuidado por consumidores, mas a velocidade com que o modelo arranhou — e a quantidade de arranhões — surpreendeu o leaker Max Weinbach.
Na sequência do tweet, ele até comentou que não é nada comum verificarmos durabilidade nas unidades de demonstração justamente porque muita gente manuseia o aparelho, mas que, nesse caso específico, os arranhões aparentemente vieram da alça que se prende na tela (que é de plástico e, é claro, não deveria arranhar um material que é mais resistente).
Outro exemplo:
Mais um:
This one too… pic.twitter.com/y7gfdbJHiH
— Jr. ʕ•ᴥ•ʔ (@jrwut) October 26, 2020
O YouTuber português Bernardo Almeida chegou a fazer um vídeo focado isso, dizendo que arranhou a tela de um iPhone 12 Pro simplesmente colocando-o no bolso (sem nada junto) e andando do seu estúdio para casa (cerca de um minuto).
Pior: os outros iPhones, que ele basicamente manuseou apenas para fazer o vídeo e deixou no estúdio, também arranharam.
Marques “MKBHD” Browlee? Também com um iPhone riscado!
Para terminar e não se estender mais, um dos nossos iPhones 12 de unboxing também arranhou e a gente nem sabe como! 🤷🏻♂️
E reparou a tendência? Todos os arranhões no canto superior direito? Pois é…
A verdade é que, até então, ou você tinha um vidro muito resistente a quedas/impactos, ou um muito resistente a arranhões — já que as duas coisas eram inversamente proporcionais do ponto de vista físico. Com o Ceramic Shield, a Apple prometeu evoluir nos dois sentidos, só que aparentemente não deu muito certo. 😢
Carcaça também arranhando?
Só que o Ceramic Shield não aprece ser o único problema. Deem uma olhada na carcaça abaixo:
Novamente, estamos falando aqui de uma unidade de demonstração. Ainda assim, ela ficar assim apenas alguns dias depois do lançamento é algo bem incomum.
O episódio fez o pessoal relembrar um problema nos iPhones 5/5s:
Remember the iPhone 5 😔 pic.twitter.com/NkJWAMBoaG
— Henry Tai (@henrytai) October 26, 2020
Será que estamos diante de um novo #gate
? 🤔
Módulo da câmera
E para completar os desastres, Weinbach disse que passou por algo bastante inusitado.
De acordo com ele, seu telefone não nem trombou com absolutamente nada. Ele simplesmente colocou o aparelho na mesa, virado com a tela para cima e, quando pegou, o módulo da câmera estava assim.
Após receber o relato de Weinbach, a Apple acabou trocando o iPhone 12 Pro em questão. A empresa, no entanto, não se manifestou nem sobre esse caso em si nem a respeito dos possíveis problemas envolvendo iPhones que arranham mais fácil.
Sobre essa quebra no módulo da câmera, não tem muito o que falar. Acontece. Já vimos iPhones quebrando caindo de uma altura ridícula, enquanto outros despencam de alturas impressionantes e absolutamente nada acontece. Como diria meu falecido avô: “São coisas do futebol.” 😝