O melhor pedaço da Maçã.

Apple compra mais uma startup focada em inteligência artificial

Vilynx

De acordo com a Bloomberg1Matéria fechada para assinantes., a Apple adquiriu a Vilynx, uma startup especializada em inteligência artificial e tecnologia de visão computacional. A aquisição aconteceu no começo do ano, segundo fontes de Mark Gurman, e girou em torno de US$50 milhões.

Publicidade

A tecnologia criada pela startup espanhola (de Barcelona) analisa o conteúdo visual, de áudio e texto de um vídeo para entender o que está sendo mostrado, criando então tags e tornando o vídeo “pesquisável”. O software da Vilynx era usado por empresas para busca/recomendação de vídeos e de outras mídias.

Para Gurman, a Apple poderá usar essa tecnologia na Siri e no app Fotos, para tornar vídeos pesquisáveis de maneira semelhante a como já é possível encontrar fotos simplesmente digitando uma cena, um objeto ou algo relacionado à imagem em questão.

A Apple também poderia usar a criação da Vilynx no mecanismo de recomendação dos aplicativos TV e Notícias (News), a fim exibir conteúdos mais relevantes para usuários.

Publicidade

Cerca de 50 engenheiros e cientistas de dados da empresa permanecem na Apple, incluindo a cofundadora e diretora de tecnologia, Elisenda Bou-Balust. A Apple manteve o escritório da startup em Barcelona e pretende torná-lo um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial da empresa na Europa — ela já começou, inclusive, a contratar engenheiros para o escritório.

Além desse novo espaço, a Maçã também tem engenheiros de IA trabalhando em Cambridge (Reino Unido), Cork (Irlanda), Munique (Alemanha) e Zurique (Suíça).

Questionada sobre a aquisição, a Apple deu a sua tradicional resposta: “A Apple compra empresas menores de tecnologia de tempos em tempos e geralmente não discutimos nosso propósito ou planos.”

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: unboxing do iPad Air de quarta geração

Próx. Post

Jon Stewart terá série sobre assuntos do momento no Apple TV+

Posts Relacionados